Atuação do BPMOA dia e noite durante Carnaval garante agilidade no atendimento a vítimas no Litoral 02/03/2022 - 16:22

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), unidade especializada da Polícia Militar, manteve-se operando 24 horas por dia durante o feriado de Carnaval, com o apoio de mais um helicóptero de reforço, além da prontidão de um avião de asa fixa, somando três disponíveis. No período, o batalhão fez nove atendimentos a vítimas, além de rondas de patrulhamento preventivo ao longo da faixa litorânea. A unidade especializada também fez voos de aeronave e com drones à noite para monitoramento.

Estas ações fizeram parte do reforço planejado pelo batalhão para o período do de Carnaval e pré-carnaval, que foi de quarta-feira (23/02) a 1°/03. “Tivemos apenas uma ocorrência noturna para atendimento com aeronave. O fato de o BPMOA não precisar atender tantas situações, tanto durante o dia quanto à noite, significa que o trabalho de orientação e prevenção dos policiais militares e guarda-vidas aos turistas e moradores foi prestado com excelência, evitando ocorrências graves”, avalia o Comandante do BPMOA, coronel Julio Cesar Pucci.

A ação mais importante do BPMOA, conforme o coronel, é a prevenção feita por meio da presença da aeronave. “Esse apoio que proporcionamos pelos ares refletiu em, aproximadamente, uma ronda preventiva a cada turno do dia, as quais só não eram feitas quando a aeronave estava em uso durante o atendimento de alguma outra ocorrência, seja de busca, salvamento ou resgate”, explica o coronel.

Das situações atendidas durante o feriado pelo BPMOA, cinco são resgates aeromédicos, três remoções aeromédicas e um salvamento terrestre. “Além de poder pousar em diversos terrenos, a aeronave leva rapidamente ao local da emergência uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) móvel, pois possui uma estrutura adaptada de um hospital, equipe médica ou de resgate e equipamentos”, explica o coronel Pucci.

Devido ao grande número de pessoas, o BPMOA preparou-se para atendimentos noturnos durante o feriado prolongado. Para atuação à noite a capacitação dos pilotos e operadores é essencial, pois é preciso levar em  consideração técnicas para adaptação da fisiologia de voo noturno (que envolve a limitação visual), mudança da perspectiva de profundidade e equilíbrio, entre outras. Felizmente precisamos atender apenas uma ocorrência durante os voos noturnos, mas estávamos disponíveis”, destacou Pucci.

Em momentos de aglomeração de pessoas e congestionamentos de trânsito como neste feriado, as situações de emergência podem ficar prejudicadas e, portanto, a aplicação de um helicóptero se sobressai, pois não encara trânsito. “Fazemos em minutos um transporte ou remoção que poderia levar horas, ou seja com certeza essa ação salva vidas”, exemplifica o coronel.

Além dos pilotos, os demais tripulantes também estão preparados para agir com rapidez e precisão, acostumados a atuar em condições difíceis e sob pressão. “Seja no atendimento a um trauma, um acidente, um afogamento ou mesmo um caso clínico, que é muito comum, como um AVC, um infarto, em qualquer área do litoral o helicóptero abrevia o tempo e dá suporte avançado de excelência para salvar vidas”, afirma o comandante.

Também nos ares, os policiais militares do batalhão especializado aplicaram drones nas orlas das praias, nas praças e locais onde havia fluxo constante de pessoas. Devido à sua alta capacidade de mobilidade e resposta direta aos operadores através das imagens, o drone possibilita aos policiais visão ampla da cidade para captar informações de maneira mais precisa.

De acordo com o coronel Pucci, a aplicação desta tecnologia auxilia na coordenação e redirecionamento do policiamento durante feriados e finais de semana mais movimentados. “Operamos com o drone para apoiar a Polícia Militar e a segurança pública em geral no sentido de verificar grandes eventos e aglomerações e auxiliar os comandantes na movimentação da tropa”, explica Pucci.

O trabalho do BPMOA continua no litoral durante os trabalhos do Verão Paraná Viva a Vida.

GALERIA DE IMAGENS