BPAmb - FV apreende 3 toneladas de palmito extraído de forma clandestina em Guaraqueçaba-PR 20/05/2022 - 16:47

Em data 19 de Maio, após várias diligências do serviço de inteligência da POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ/ BATALHÃO AMBIENTAL FORÇA VERDE, que indicavam sobre suspeitos estavam praticando a extração ilegal e envaze de palmito Jussara no município de Guaraqueçaba – PR.

Durante o monitoramento na região indicada, os Policiais Militares, por intermédio, conseguiram identificar e abordar dois homens dentro da fabriqueta ilegal. Os envolvidos foram presos e no local foi encontrada a quantidade de 3 toneladas de palmito Jussara Euterpe Edulis (espécie em extinção) junto a produtos químicos utilizados para a fabricação de conserva, de forma precária, sem os critérios de higiene necessários para o a preparação e posterior consumo.
Em posse dos dois apreendidos foram encontradas 02 espingardas cal .32 sem documentação necessária estando portanto ilegais.
Os dois homens presos foram encaminhados para Guaraqueçaba – PR aos procedimentos de praxe. Um dos presos ainda estava com mandado de prisão em aberto pelos crimes de Roubo agravado.
Todo o material apreendido foi levado para a sede do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde na cidade de São José dos Pinhais.
O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde realiza ações no Estado do Paraná a fim de coibir crimes ambientais na área de proteção e reitera a importância da participação da população realizando denúncias através do telefone 181.
As intervenções ocorrem na mata e nos rios, visando principalmente erradicar a caça e a extração de palmito nativo, entre outros crimes ambientais.
A ação culminou na prisão de dois homens e foram apreendidos os seguintes materiais:

Resultados
- 1023 unidades de palmito Jussara in natura (cerca de 3 Toneladas);
- 768 vidros de palmito em conserva.
- 234 vidros vazios.
- 09 botijões de gás.
- 05 bombonas de armazenamento.
- 20kg de antioxidante.
- 10kg sal.
- 02 espingardas cal .32.
- 07 pássaros nativos silvestres.
- Auto de Infração Ambiental no valor aproximado de $1.000.000 (hum milhão de reais).

CPE / BPAmb – FV
BPAmb/FV


“A natureza também pertence aos que ainda estão por vir”

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença.

Cb. Priscila Delgado dos Santos,
Auxiliar de Comunicação Social do BPAmb/FV.