BPAmb-FV apreende mais de 25 toneladas de carvão vegetal no bairro Hauer, em Curitiba 02/09/2019 - 15:00

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

 

Mais de 25 toneladas de carvão vegetal sem procedência de origem por policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb-FV). A ação policial aconteceu por volta das 9h30 de quarta-feira (28/08) no bairro Hauer, em Curitiba, na Capital do estado, após uma denúncia anônima.

 

Segundo informações do batalhão, os policiais foram até o local para verificar a denúncia e encontraram uma empresa atacadista de carvão vegetal e diversos sacos com carvões prontos para a venda. A mulher que atendeu a equipe policial teria informado que o material teria vindo das cidades de Inácio Martins, Guarapuava e Prudentópolis.

 

Ainda de acordo com a unidade, os policiais abriram alguns sacos de carvão e constataram que havia uma mistura de carvão de origem nativa e carvão de origem exótica (eucalipto). Diante das informações e com os documentos necessários em mãos, os militares estaduais foram até o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e verificaram que a empresa estava com os pátios de controle suspensos ou bloqueados, alguns desde 2013.

 

Diante dos fatos, foram apreendidas 25,827 toneladas de carvão vegetal e a responsável, além de ter ficado como fiel depositária da carga, foi encaminhada para assinar o Termo Circunstanciado. Ainda foi lavrado o Auto de Infração Ambiental (AIA) no valor de R$ 81 mil.

GALERIA DE IMAGENS