BPFRON promove 1º Encontro Técnico de Operações com Cães na Fronteira 14/03/2022 - 09:42

Foi iniciado na terça-feira (08/03) no BPFRON – Batalhão de Polícia de Fronteira em Marechal Cândido Rondon-PR o 1º Encontro Técnico de Operações com Cães na Fronteira. O encontro teve como objetivo disseminar conhecimentos da área de cinotecnia policial voltado às ações de policiamento de fronteira. Participaram deste encontro 22 policiais militares de várias unidades do Estado que já atuam com o uso de cães em ações de policiamento, combate ao tráfico de drogas, cigarros, armas de fogo e em ações de buscas de pessoas. As palestras seguiram até a manhã desta sexta-feira, (11/03), contando também com atividades práticas. O coordenador do encontro, 1º Tenente Luis Eduardo Beiger da Luz ressalta a necessidade da atualização constante nesta área principalmente no uso do cão como ferramenta policial.

‘Esse encontro também propiciou uma grande troca de informações. Tivemos no encontro participantes com muito conhecimento técnico sobre esse tema e que agregaram nas palestras da semana onde tratamos da atuação do cão policial na fronteira sendo este usado em fiscalizações de ônibus, caminhões, embarcações e em outras situações que são atividades de rotina de um policial que trabalha com cão em cidades fronteiriças, mas que não é a realidade de outros policiais cinotecnicos em outras regiões do Estado por conta do tipo de policiamento realizado e as necessidades distintas desses locais. Então, esse encontro veio para contribuir com o conhecimento dos participantes, mostrar como a gente trabalha e o que eles podem implementar do policiamento de fronteira com uso de cães nas regiões onde atuam.’ Afirma o Tenente Beiger.

Para o Comandante do BPFRON, Tenente – Coronel André Cristiano Dorecki, essas palestras contribuem para a melhora da segurança pública, pois o conhecimento que é disseminado agrega na atuação do policial e seu cão, aumentando as apreensões de drogas, armas e demais ilícitos.

‘O trabalho de policiamento com cães é muito eficiente principalmente na área de fronteira que é porta de entrada de diversos ilícitos como drogas e armas de fogo que abastecem toda uma cadeia criminosa, dentro e fora de nosso Estado. O conhecimento dos nossos policiais militares do Pelotão de Operações com Cães do BPFRON adquirido através de cursos de cinotecnia da Polícia Militar do Paraná, agregado ao conhecimento resultado do trabalho diário de nossos policiais nas ações de policiamento de fronteira podem contribuir com as ações de policiamento em outras regiões o que vai resultar em mais apreensões da PM e prejuízo aos criminosos.’ Ressalta o Tenente – Coronel André Cristiano Dorecki.
Os policiais militares participantes do encontro puderam colocar em prática as ações de policiamento de fronteira com emprego de cães em duas oportunidades, em doze horas seguidas de aplicação na região. Na primeira delas, foram realizadas abordagens a ônibus e caminhões na noite de ontem (10/03), na cidade de Cascavel-PR, resultando na apreensão de 7,125 kg de substância análoga a maconha, 205 gramas de substância análoga a haxixe, 37 gramas de substância análoga a cocaína, dois volumes de cigarros eletrônicos, 100 pacotes de cigarros contrabandeados e quatro volumes de mercadorias diversas. Já na manhã de hoje, os policiais militares e seus cães atuaram no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão na cidade de Pato Bragado-PR, em uma operação desencadeada pelo BPFRON denominada Operação Cavalheiro direcionada a duas quadrilhas que disputam o tráfico de drogas na região. Os cumprimentos de mandados resultaram na apreensão de quatro armas de fogo, munições, papéis com registros de contabilidade de ações criminosas, balanças de precisão, dinheiro em espécie e aparelhos celulares.

Comunicação Social do BPFRON

 

Fonte/Foto: BPFRON