BPFron promove palestra sobre o combate do mercado ilegal de agrotóxico na região de Fronteira 06/03/2020 - 10:00
Marcia Santos
Jornalista Responsável
O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) promoveu uma palestra sobre o combate do mercado ilegal de agrotóxico. O encontro aconteceu na sede da unidade na quarta-feira (04/03) na cidade de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do estado, e foi ministrada pela empresa Syngenta Brasil.
“A palestra foi ministrada pelo Gerente de Segurança da empresa Syngenta Brasil, Daniel Nascimento, sobre como identificar o agrotóxico contrabandeado ou falsificado, bem como o impacto para a economia do estado do Paraná e os prejuízos ao país nos campos econômico e ambiental”, contou o Oficial de Relações Públicas da unidade, capitão Nairo de Oliveira Cardoso da Silva.
Ainda segundo o capitão Nairo, até o dia 17 de fevereiro deste ano o BPFron apreendeu 2.870 quilos de agrotóxicos. “Esse ano já superamos a quantidade apreendida no ano de 2019, que foram 2.320 quilos de agrotóxicos e é muito importante que os nossos agentes de segurança pública saibam distinguir quais são falsificados ou contrabandeados”, complementou.
Também foi explicado sobre as formas corretas de transporte dos agrotóxicos e as suas particularidades, além das notas de transporte. Além dos militares estaduais do BPFron, também participaram da palestra policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM), da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil.