Banda de Música da PM surpreende público com animação e muita música no primeiro dia de apresentação no Teatro Guaíra 14/08/2018 - 10:00
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Há 46 anos a Banda de Música da Polícia Militar encanta gerações e marcou épocas ao se apresentar no palco do Teatro Guaíra, em Curitiba. A cada ano um novo tema, novas inspirações e desafios aos policiais militares musicistas. Nesta segunda-feira (13/08) o tema foi comédia e o público se divertiu com as brincadeiras e as músicas de desenhos e filmes de comédia. A apresentação contou com a participação especial de Jasson Goulart e do grupo Tesão Piá.
A grande procura por ingressos fez com que a Ajudância-Geral da Polícia Militar, que assumiu a organização dos concertos este ano, abrir mais um dia de espetáculo. Famílias inteiras, de policiais e bombeiros militares, e pessoas da comunidade em geral adquiriam o ingresso mediante a troca por uma lata de leite em pó, que será entregue para instituições carentes.
“Sem dúvida é uma grande demonstração do respeito que a sociedade tem para com essa Corporação brilhante que é a Polícia Militar, que presta um relevante serviço à comunidade paranaense, não só o serviço de policiamento ostensivo e preventivo, mas também o serviço social acima de tudo, sempre acolhendo as pessoas. Para nós é uma alegria estar aqui com a casa cheia”, disse o Secretário Estadual de Segurança, delegado Julio Reis.
A Comandante-Geral da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, falou ao público antes do início do evento, agradecendo a presença e o carinho da plateia. “Muito obrigada pela confiança que todos tem depositado na Corporação, sabemos que há problemas mas não representam a maioria dos nossos valentes homens e mulheres, bombeiros e policiais, de dia e de noite, faça chuva, sol, estão nas ruas fazendo o melhor dentro das nossas possibilidades, o melhor para que todos tenham tranquilidade e segurança”, disse.
Ela mencionou a tristeza pela perda dos policiais militares que tombaram durante o cumprimento do dever, e lembrou daqueles que lutam para sobreviver. “temos o soldado Robson da Banda de Música que ainda está hospitalizado e luta pela vida, que Deus abençoe para que saia dessa situação”, complementou.
A apresentação contou com 13 músicas que levaram muito humor e alegria ao público. A Banda tocou clássicos como Police Academy Theme, Charles Chaplin, The Adam’s Family, Axel Foley (tema do filme Um Tira da Pesada), How Great Thou Art, A Thousand Milles (tema do filme As Branquelas e Legalmente Louira), Happy (tema do filme Meu Malvado Favorito) e Soul Bossa Nova. Não ficaram de fora do repertório os temas musicais de A Grande Família e O Máscara. O grupo Tesão Piá também divertiu a plateia com piadas regionais e até cantou uma música (Ode a Curitiba) para homenagear a cidade.
O concerto também teve o brilho das policiais militares do Quartel do Comando-Geral da PM integrantes do grupo de Zumba do Centro de Educação Física e Desportos (CEFID), que ensaiaram por vários dias e mostraram desenvoltura e técnica no palco.
“O mais legal que a cada ano a gente sai daqui mais encantado com esse outro lado da PM, é muito gratificante. É fantástico ver os policiais de farda tocarem, mostrando harmonia em cada música”, disse Flávia Ferraz, tem um amigo na Banda que toca há mais de 5 anos.
Claudinéia da Silva Lima Costa, acompanhou o evento com a filha Helena para apreciar a apresentação da Banda e do seu marido, o sargento Jean Pierre de Oliveira Costa. “A gente vem todo o ano prestigiar, é maravilhoso esse evento, não tenho palavras para descrever, é muito emocionante. Esse é o terceiro ano que participamos, somos de uma família de músicos”, afirmou.
Claudinéia da Silva Lima Costa, acompanhou o evento com a filha Helena para apreciar a apresentação da Banda e do seu marido, o sargento Jean Pierre de Oliveira Costa. “A gente vem todo o ano prestigiar, é maravilhoso esse evento, não tenho palavras para descrever, é muito emocionante. Esse é o terceiro ano que participamos, somos de uma família de músicos”, afirmou.
O soldado Tiago Henrique de Oliveira, do 23º Batalhão da PM, fez questão de prestigiar os irmãos de farda musicistas. “A festa estava muito bonita e a Banda é um espetáculo a parte. O tema comédia é mais descontraído e evidencia ainda mais o talento dos policiais. O concerto é uma maneira de aproximar a população da Polícia Militar para criar laços fortes de admiração e de respeito”, explicou.
As aproximadamente 4,5 mil latas de leite arrecadadas no evento serão entregues para 30 instituições carentes. Nesta apresentação receberam simbolicamente o Lar Moisés, o Hospital Erasto Gaertner e o Projeto Dorcas. A entrega foi feita pela coronel Audilene, acompanhada pelo Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias, do Chefe do Estado Maior da PM, coronel Antônio Zanatta Neto, e do Ajudante-Geral da PM, coronel Reginaldo Silva de Oliveira.
Também foram entregues certificados de agradecimento aos que auxiliaram a realização do evento. Rafael Mogosso do Hard Rock Café, o apresentador e jornalista Jasson Goulart receberam e os integrantes do grupo Tesão Piá receberam a honraria.


