Batalhão Ambiental comemora 62 anos de ações de proteção ao meio ambiente no Paraná 04/04/2019 - 13:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Rico em recursos naturais e reduto de centenas de espécies de animais e plantas, o Paraná é o estado da região Sul com maior extensão de Mata Atlântica preservada, graças à atuação de diversos órgãos públicos de preservação ambiental, entre eles o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), que nesta quinta-feira (04/04) comemora 62 anos de criação. A solenidade foi no Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo estadual, que ficou mais especial com a entrega de medalhas de Mérito Ambiental para policiais e pessoas que atuam em prol do meio ambiente.

Especializado na atuação preventiva aos crimes ambientais, o BPAmb-FV atua em todo o Paraná e aplica policiamento ostensivo nas áreas rurais, de mata e em toda a bacia hidrográfica do Estado, preservando a fauna e flora que são símbolo do ecossistema do Sul do Brasil. O trabalho com equipes de viaturas e embarcações envolve a fiscalização para constatar casos de desmatamento, caça de animais silvestres, pesca predatória, além de contribuir para o combate ao contrabando e ao tráfico de drogas.

O vice-Governador do Paraná, Darci Piana, foi condecorado com a medalha e enalteceu a aplicação dos policiais militares na segurança dos recursos naturais do Paraná. “O trabalho do BPAmb-FV em todo o estado é diferenciado, 24 horas por dia as equipes estão atuando, preservando nossas matas, nossas águas, para as nossas futuras gerações. Muitas vezes não paramos para analisar o quão importante é esse trabalho”, disse.

O Chefe da Diretoria de Tecnologia e Qualidade (DDTQ), coronel Antônio Zanatta, Neto esteve no evento e salientou a participação efetiva do Alto Comando nas questões de policiamento ambiental, o que possibilitou, ao longo dos seus 62 anos de existência, a realização de trabalhos bem-sucedidos dentro da unidade. “Sempre houve essa preocupação em valorizar o nosso capital humano, dando condições de trabalho e melhores ferramentas. Por consequência a isso, o BPAmb-FV, ao longo da sua história, realizou trabalhos diferenciados para o meio ambiente, tanto na busca pela conscientização dos cidadãos quanto em momentos de repressão também”, completa.

Durante a festividade, foram entregues 60 medalhas de Mérito Ambiental à diversos policiais militares e integrantes de órgãos e autarquias que atuam pela causa ambiental e contribuem com o trabalho do BPAmb-FV. O comandante da unidade, tenente-coronel Adilson Luiz Correa dos Santos, fez questão de ressaltar que a solenidade, mesmo simples, objetiva valorizar todo o trabalho já feito. “São policiais e profissionais que nos ajudaram muito. Alguns dos policiais homenageados, inclusive, estão exercendo suas tarefas em outras unidades, e outros já até foram para a reserva remunerada, mas nós trouxemos eles aqui para resgatar esses profissionais que dedicaram parte das suas carreiras em prol da unidade”, disse. 

O subcomandante do 19º Batalhão, major Arsênio, é um daqueles cujo sua história no Batalhão foi resgatada e reconhecida. Para ele, em particular, receber a homenagem do atual comandante do BPAmb tem um gosto diferenciado, muito pela relação de amizade que ambos construíram anos atrás. “ Nós iniciamos praça juntos no 12º BPM, quando eu ainda era cabo e o tenente-coronel Adilson fazia a escola de soldados. Hoje ele é comandante da Polícia Ambiental, e ser homenageado por ele me enche de alegria. Daqui a 111 dias eu vou para a reserva, e ser homenageado há pouco tempo de me aposentar é fechar minha carreira com chave de ouro”, declara. 

O subtenente Nelson Hercílio Mansani é um policial militar que tem bastante identificação com o BPAmv-FV.  Há 18 anos trabalhando para a unidade, ele fez questão de sair do litoral, onde ele atua, para prestigiar o evento, e destacou a importância dos profissionais que já passaram pela Unidade ao longo de sua história. “A Polícia Ambiental foi construída graças a homens e mulheres que trabalharam durante vários anos nela. Envergando a farda militar, essas pessoas ajudaram a construir a história do meio ambiente paranaense, e a transformar o Batalhão em um símbolo, um passaporte para o futuro de todos nós”, afirma.

Outro homenageado foi o soldado Germano Augusto Frantz, atuante do BPAmb-FV desde 2007. Para ele, ser reconhecido pelo Comando por suas atividades exercidas dentro do Batalhão é motivo de muito orgulho também, mas ressalta que a eficiência do seu trabalho reflete a busca que ele e seus companheiros tem pelo aperfeiçoamento do trabalho policial. “Como é um batalhão especializado, nós, policiais, estamos estudando para conseguir o embasamento necessário nas ocorrências do dia a dia, e, consequentemente, atender a demanda da população.

HISTÓRIA- O BPMA foi criado em 04 de abril de 1957 como Corpo de Polícia Florestal. Em 1976, a unidade tornou-se Batalhão de Polícia Florestal (BPFLO), ampliando sua estrutura com o aumento de efetivo e instalação de postos em todo o Paraná. No ano de 2005 tornou-se oficialmente Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde e passou a ter quatro companhias nas diferentes regiões do Estado.

Em 1976 a unidade tornou-se Batalhão de Polícia Florestal (BPFLO), ampliando sua estrutura com o aumento de efetivo e com a instalação de diversos postos ao longo do Paraná. No ano de 2005 a nomenclatura foi alterada para Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde e sua estrutura passou a ter quatro Companhias nas diferentes regiões do estado, ampliando seu potencial para atendimento às demandas ambientais.

Atualmente o BPAmb-FV possui cinco Companhias em todo o estado, totalizando 31 bases de atendimento à comunidade paranaense. As ações da unidade são feitas de forma ininterrupta e contam também com um grupo especializado para situações de maior vulto e complexidade, que integram a Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) ambiental.

Compareceram no evento: o vice-Governador do Paraná, Darci Piana; o Secretário-Chefe do Gabinete Militar da Governadoria, Major Welby Pereira Sales; O Chefe da Diretoria de Tecnologia e Qualidade, coronel Antônio Zanatta Neto; o comandante da APMG, Coronel Ronaldo de Abreu; o comandante do BPTran, tenente-coronel Naasson Polak; o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Ricardo Silva; o comandante do BPAmb-FV tenente-coronel Adilson Luiz Correa dos Santos; o ex comandante do BPAmb e da PM5, tenente-coronel Manoel Jorge dos Santos Neto; O comandante do 17º BPM, tenente-coronel Renato de Oliveira Ribas Filho; O comandante do 1º BPM, tenente-coronel Leonel José Beserra; O comandante do RPMon, tenente-coronel Elias Ariel de Souza; o comandante do BPEC, tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes; o Deputado Estadual, Coronel Lee e o prefeito de São José dos Pinhais, Antônio Benedito Fenelon.

 
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

GALERIA DE IMAGENS