Batalhão da PM abre espaço para a Semana Mundial de Conscientização ao Autismo em estande na ExpoLondrina 08/04/2022 - 18:18

Policiais militares do 5º Batalhão da PM aderiram à campanha de sensibilização da Semana Mundial de Conscientização do Autismo, e abriram, inclusive, espaço para esta discussão no estande do batalhão durante a ExpoLondrina. A ação começou no dia 31 de março, com uma palestra, e segue até o próximo domingo (10/04). Aproveitando da grande movimentação de pessoas no evento, o batalhão contribui para disseminar conhecimento sobre os padrões comportamentais de crianças com transtorno de espectro autista (TEA) no trânsito.

A campanha possui duas vertentes. Uma delas é a conscientização dos integrantes das forças de segurança e demais órgãos, que propõe alguns procedimentos que podem ser adaptados no caso da abordagem de veículos que estejam transportando pessoas com TEA, a fim de demonstrar compreensão diante de uma situação de crise da criança. A outra é a orientação dos pais no quê fazer neste mesmo caso, priorizando a segurança da criança e a ordem no trânsito.

INÍCIO - A adesão do batalhão à campanha foi marcada por uma palestra ministrada pelo diretor do Grupo de Contingência, Victor Tardem, no dia 31/03, ao tratar das crianças de 0 a 13 anos com TEA. Além dos próprios policiais militares do 5º BPM, participaram da palestra integrantes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina, da Guarda Municipal e um grupo de pais de pessoas com transtorno do espectro autista.