Batalhão da PM responsável pela Região Metropolitana Norte da Capital comemora nove anos de criação com homenagens para civis e militares 05/11/2021 - 13:20

Responsável pelo policiamento em 13 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), comemora nove anos de criação e, para marcar a data, promoveu um evento com homenagens aos policiais militares da unidade. A solenidade foi na tarde desta quinta-feira (04/11) no Clube Santa Mônica, na cidade de Colombo.

De acordo com o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, a criação do Batalhão há nove anos fortaleceu a atuação da PM na RMC. “Essa unidade vem somando, junto à Polícia Militar, esse grande poder de prevenção e de proteção à comunidade que habita nas cidades que compõem a região Norte da Região Metropolitana. Ficamos felizes em poder comemorar mais um ano após esse período tão complicado que a nossa sociedade está passando com a pandemia do Covid-19”, disse.

O major Itacir Antônio Alves Pereira, Comandante Interino do 22º BPM, aproveitou a oportunidade para agradecer os oficiais, praças que ajudaram a unidade a se fortalecer. “O nosso efetivo cuida, não só dos moradores da RMC, mas também de outras regiões em missões no Interior e no Litoral do estado. Esses policiais cumprem o seu dever, por vezes derramando o próprio sangue na defesa de vidas alheias”, disse.

MEDALHA – A Medalha Mérito do 22º Batalhão é uma condecoração criada pela portaria do Comando-Geral nº 846, de 10 de outubro de 2013, publicada no Boletim Geral nº 195. Possui caráter comemorativo, e destina-se a agraciar aqueles que foram essenciais à consolidação e ao bom funcionamento do 22º batalhão.

Um dos condecorados com a Medalha de Mérito foi o major Itacir, que agradeceu pelo reconhecimento. “É uma situação de muito respeito e muito emocionante, pois para mim é mais que uma medalha, significa a valorização da Corporação e da unidade pelos serviços que prestamos”, disse.

Outro agraciado com a Medalha de Mérito foi o cabo Givanildo de Oliveira Maciel, que está há 23 anos na PMPR e atua pelo 22º Batalhão desde a sua criação. “É uma honra, no meio de tantos policiais ser agraciado com essa medalha e nos incentiva a cada vez fazer um trabalho ainda melhor do que já vínhamos fazendo”, explicou.

MOEDA – A Moeda Mérito do 22º Batalhão é um registro de reconhecimento, e destina-se a homenagear aqueles que são essenciais ao bom funcionamento da unidade.

Além dos militares, alguns civis também foram agraciados com a Moeda Mérito. Esse foi o caso da prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad. “Estou muito feliz e honrada, pois a Polícia Militar do Paraná é uma polícia séria e comprometida com o trabalho. O 22º BPM, através da 3ª Companhia, tem feito um trabalho brilhante na nossa cidade e sempre em parceria com a Prefeitura para levar um melhor serviço a população”, disse.

HISTÓRIA – O 22º Batalhão foi criado em 1º de novembro de 2012 após o desmembramento do 17º Batalhão e ficou responsável pelo policiamento em 13 municípios da região norte da RMC, uma população de, aproximadamente, 710 mil habitantes. Sediado em Colombo, o batalhão é dividido em cinco companhias, sendo a 1ª cia em Colombo, a 2ª cia em Almirante Tamandaré, a 3ª cia em Rio Branco do Sul, a 4ª cia em Campina Grande do Sul e a 5ª cia em Pinhais. A unidade ainda possui destacamentos policiais nas cidades de Doutor Ulysses, Cerro Azul, Adrianópolis, Quatro Barras, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Itaperuçu e Tunas do Paraná.

Também estiveram presentes na solenidade o Assistente do Comando-Geral e ex-comandante do 22º BPM, tenente-coronel Jefferson Silva; o Comandante do 23º BPM, tenente-coronel José Renato Micrute; o Comandante do 13º BPM, tenente-coronel Darany Luiz Alves de Oliveira; o Comandante do 17º BPM, tenente-coronel Jean Rafael Puchetti Ferreira; o Comandante do 20º BPM, tenente-coronel Rodrigo de Mauro; o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), tenente-coronel Marcelo Krainski de Lima; o Prefeito de Colombo, Helder Lazarotto; o Prefeito de Itaperuçu, Neneu José Artigas; o Prefeito de Bocaiúva do Sul, Antônio Luiz Gusso; a Presidente a Câmara Municipal de Bocaiúva do Sul, Margareth Ana Caron; representando a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, major Anderson Mendes de Araújo; o Secretário de Segurança Pública de Almirante Tamandaré, Wilson Faustino; o comandante da Guarda Municipal de Quatro Barras, Michel Jess; além de oficiais e praças da PMPR.