Batalhão da PM responsável pela Região Metropolitana Sul comemora 29 anos de criação 12/07/2019 - 11:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Policiais militares foram condecorados com a medalha Mérito do 17º Batalhão de Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (12/07), durante a comemoração do 29º aniversário da unidade em São José dos Pinhais. O evento contou com o desfile de tropa e de viaturas que atuam nos oito municípios de responsabilidade do 17º Batalhão na Região Metropolitana Sul de Curitiba.

O Comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar (6º CRPM), coronel Valterlei Mattos de Souza, destacou a importância estratégica da unidade para a Polícia Militar. “São oito municípios atendidos pelo 17º Batalhão, e o trabalho não para. Operações e blitzes fazem parte da rotina dessa unidade, como as operações União e Aliança, desencadeadas com apoio de outros órgãos de segurança pública”, disse.

Durante o evento foram entregues 21 medalhas Mérito do 17º Batalhão. A entrega da honraria foi feita pelo coronel Valterlei e pelo Comandante da unidade, tenente-coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, como homenagem aos militares estaduais que se destacaram em suas atividades. “É uma medalha valorosa que visa destacar do meio policial entre a comunidade aqueles que sempre estão ao nosso lado”, explicou o tenente-coronel Ribas.

Ele também ressaltou a parceira que o 17º Batalhão possui com outras forças de segurança e a credibilidade da imagem da PM perante a comunidade. “Após 29 anos de serviço prestado à comunidade da Região Metropolitana Sul de Curitiba, o batalhão é bem visto e é apoiado por todas as autoridades civis, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sem falar das forças de segurança que sempre nos apoiam nas operações”, disse o comandante da unidade.

O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, saudou todos os convidados do evento e salientou que o batalhão faz um grande papel na segurança pública da cidade. “Em 29 anos de história, o 17º Batalhão tem feito a diferença na nossa sociedade em um setor que tão sensível que é a segurança pública”, afirmou.

Dentre os agraciados, o sargento Marcelo Cordeiro Zanardini, explicou que o apoio da família foi fundamental para desempenhar bem suas atividades na unidade, além do reconhecimento do batalhão. “É uma honra receber o reconhecimento da PM, ainda mais do 17º Batalhão que é  tão querido por vários policiais e todo mundo que passou ou serviu aqui, e que tem uma grande satisfação de pertencer ou ter feito parte dele”, acrescentou.

O capitão Cleverson Rodrigues Machado, do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), atuou pelo 17º Batalhão e foi lembrado para receber a homenagem. “É um privilégio inigualável poder realmente receber essa medalha no batalhão em que servi tanto tempo, em que minha família esteve muitas vezes aqui, muito do meu filho que esteve aqui na companhia, estar recebendo, confraternizando com o 17, para mim é uma grande satisfação e estamos muito felizes com isso”, disse.

PRESENÇAS – Estiveram no evento o Comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar (6º CRPM), coronel Valterlei Mattos de Souza; o Chefe do Estado Maior do 6º CRPM, tenente-coronel Sérgio Augusto Ramos; o comandante do 22º Batalhão, tenente-coronel Luiz Marcelo Maziero Jakiemiv; o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon; o prefeito de Ijucas do Sul, Cesar Matucheski; o Presidente da Associação da Vila Militar, coronel Washington Alves da Rosa; o Presidente da Amai, coronel Altair Mariot; o ex-comandante-Geral da PM, coronel Marcos Teodoro Scheremetta; o coronel da reserva remunerada Daniel Jacinto Berno, além de demais comandantes de unidades, oficiais e praças da Corporação.