Batalhão da PM responsável pelo Litoral do estado comemora 45 anos de criação 20/04/2022 - 08:00

O 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), comemorou 45 anos de atuação no Litoral do estado. A unidade foi criada em 19 de abril de 1977 e, desde então, é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo dos sete municípios litorâneos.

 

A história da Polícia Militar iniciou logo após a criação da Corporação em 1854, quando enviou o primeiro contingente para fazer o policiamento nos municípios de Paranaguá, Antonina e Morretes. Já em 1964 foi criado o Corpo de Polícia Portuária, que tinha como objetivo proteger os Portos do Paraná, e teve o capitão, Francisco Marques Vieira, como o primeiro Comandante.

 

Já em 19 de abril de 1977, o Corpo de Polícia Portuária (CPP) foi extinto, e o foi criado o 9º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (9º BPM) e passou a ser responsável pelo policiamento dos sete municípios da região.

 

O 9º BPM conta com quatro Companhias e três Pelotões Especializados, promovendo ações ininterruptas de combate à criminalidade e garantindo a paz e a qualidade de vida dos moradores que vivem na região e turistas que escolhem o Litoral do estado para passar as suas férias, folgas e feriados.