Batalhão de Operações Aéreas da PMPR celebra 15 anos de excelência em segurança pública e salvamento no Paraná 27/10/2025 - 13:24
O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) celebrou, nesta segunda-feira (27), seus 15 anos de fundação, em solenidade que marcou a consolidação da unidade como referência nacional em segurança pública e salvamento de vidas. A cerimônia, realizada em Curitiba, contou com a presença do Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, do Subcomandante-Geral, coronel Paulo Henrique Semmer, e do Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima e do Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), neste ato representando o Secretário, coronel Adilson Luiz Lucas Prusse. As autoridades foram recepcionadas pelo Comandante do BPMOA, tenente-coronel Andrey Müller Yark.
Criado em 2010, o BPMOA construiu uma história marcada por coragem, técnica e resultados expressivos. A unidade já realizou milhares de missões em todo o Paraná, incluindo resgates aeromédicos, transporte de órgãos, operações policiais de alta complexidade e apoio em desastres naturais. Com bases em Curitiba, Londrina, Cascavel e Matinhos, o Batalhão opera aeronaves de asa fixa, helicópteros e drones, garantindo atendimento rápido e preciso em todo o território paranaense.
Entre os destaques recentes está o Projeto Falcão, sistema de monitoramento aéreo que utiliza imageadores e tecnologia de ponta para apoiar as ações da corporação e demais forças de segurança no combate ao crime. São milhares de missões resultando em apreensões de drogas, armas e veículos. Em setembro, o projeto foi ampliado com a incorporação de três novas aeronaves, em investimento total de R$ 30,5 milhões, reforçando a capacidade operacional do BPMOA para os próximos anos.
Durante a solenidade, foram entregues os trajes de voo aos novos integrantes do Batalhão, que iniciarão a formação de piloto de aeronaves, simbolizando o ingresso oficial na aviação de segurança pública e o compromisso com a preservação da vida. Também foram concedidas medalhas de mérito a militares e civis que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da aviação de segurança pública no Paraná. Além disso, foi prestada uma homenagem póstuma ao enfermeiro Paulo Henrique Markwardt, integrante do SAMU e colaborador do BPMOA, reconhecido pelo legado de dedicação e humanidade deixado à corporação
Em sua fala, o Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer, destacou o papel estratégico e humano desempenhado pela unidade. “Talvez sejamos uma das unidades aéreas do Brasil que mais voam em missões tanto de resgate, quanto de transporte de órgãos e missões policiais. Então isso se deve à dedicação incansável do Governo do Estado e ao profissionalismo desta equipe fantástica do BPMOA”, afirmou.
PRESENÇAS – Além das autoridades já nominadas, prestigiaram o evento também o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino; o Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto; o Comandante do Comando de Missões Especiais, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto; o Diretor de Educação Corporativa da PMPR, coronel Marco Antônio da Silva; o Comandante do 1º CRPM, coronel Marcelo Roke Fávero; o Presidente do Clube dos Oficiais, coronel veterano Izaias de Farias; o Presidente da ASSOFEPAR, coronel veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens; o Presidente da AVM, coronel veterano João Jorge dos Santos Júnior; o Diretor de Políticas Públicas da SESP, coronel veterano Saulo de Tarso Sanson Silva; o Comandante do 33º BPM, tenente-coronel Pedro Paulo Porto de Sampaio; o Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, tenente-coronel Gustavo Dalledone Zancan; o Comandante do 17º BPM, tenente-coronel Giuliano de Freitas; o Diretor de Gestão em Segurança da SESP, tenente-coronel veterano Roberto Sampaio Araújo; o ex-Comandante do BPMOA, tenente-coronel Orlando Arthur da Costa; representando o Comandante do CINDACTA, tenente-coronel Aviador, Fabiano Vargas Wojcik; o delegado e comandante do GOA, Renato Coelho de Jesus; o chefe do Núcleo de Operações Aéreas da PRF, Fabiano Nicolete; o Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Saúde, César Augusto Neves Luiz; o representante da Helisul, Humberto Biegus; o representante do IAT, Alexandre Paim; e a diretora de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Katiuscia Webber.
Centro de Comunicação Social da PMPR










































































