Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar tem novo comandante 08/06/2021 - 15:00

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) recebeu nesta terça-feira (08/06) o novo comandante da unidade. O tenente-coronel Marcio Antônio Machado entregou a função ao major Paulo Renato Aparecido Siloto, que já foi integrante do BOPE e comandou subunidades do batalhão anteriormente. O tenente-coronel Machado, que segue para a reserva remunerada, foi homenageado pelo Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

“É uma sequência natural de pessoas que são promovidas e outras que seguem para a reserva remunerada, como é o caso do major Machado, que foi promovido a tenente-coronel e vai para a reserva. A escolha do major Siloto foi feita com bastante critério, ele é um oficial especializado e vai somar ao BOPE”, explicou o coronel Hudson.

Logo no início do evento, o coronel Hudson pediu a palavra e anunciou a assinatura do decreto de promoção dos oficiais indicados em abril pelo governador do estado, Ratinho Júnior. O até então major Machado recebeu as novas luvas do coronel Hudson e recebeu o carinho da família. “Sentimento de dever cumprido, mas também de se doar mais à instituição, o coração aperta, mas graças a Deus estou encerrando a carreira com saúde e fico muito agradecido a Deus, à minha família e à Corporação por me dar esse presente”, disse.

O major Siloto já foi comandante da Companhia de Operações com Cães (COC) e da Companhia de Choque, além de ser subcomandante do BOPE. Depois de passar pelo Subcomando-Geral, o major retorna ao batalhão com a missão de avançar no campo operacional e de capacitação. “A PM desperta uma série de sentimentos ao iniciar a carreira e construímos nossa história de acordo com o caminho trilhado e o BOPE tive a felicidade de vir para cá e hoje tenho a felicidade de assumir o comando”, disse.

O major explica ainda que a missão é árdua, mas com a dedicação dos oficiais e praças, os resultados serão os melhores possíveis. “A unidade tem muitas peculiaridades e a confiança que o Comando da instituição depositou a essa nova função certamente fará muita diferença para toda a equipe que trabalhará comigo. Oficiais e praças, todos tem o compromisso de dedicação ao trabalho e com a ajuda de todos certamente teremos sucesso em todas as missões que porventura sejam designadas”, afirmou.

Durante a cerimônia de entrega de comando, o tenente-coronel Machado foi homenageado com o Elogio Individual e seu retrato foi inaugurado na galeria de ex-comandantes do BOPE. Ele e o major Siloto receberam uma oração do pastor Ozeias Costa, do programa de assistência às Forças de Segurança e Instituição de Justiça (Universal nas Forças Policiais), profetizando bençãos aos oficiais e todos os militares estaduais e familiares.

Marcia Santos - Jornalista responsável

GALERIA DE IMAGENS