Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Paraná conquista segundo lugar no prêmio Brasil MAIS de combate ao desmatamento 31/07/2025 - 17:27

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), conquistou o 2º lugar no Prêmio Brasil MAIS, na categoria Segurança Pública, com o Projeto Lobo Bravo: Fortalecimento do combate ao desmatamento com uso de geoprocessamento.
O BPMA conquistou o segundo lugar no programa Brasil MAIS, organizado pelo Ministério da Justiça. Na última semana, os militares da unidade receberam o prêmio da competição, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com o uso de tecnologia no monitoramento e combate a crimes ambientais.
O Prêmio Brasil Mais é uma iniciativa que reconhece operações e casos de instituições públicas que utilizaram a plataforma Rede MAIS. A rede do Ministério da Justiça e Segurança Pública disponibiliza gratuitamente imagens de satélite de alta resolução para auxiliar no combate a queimadas. Órgãos públicos podem acessar diariamente dados atualizados, como alertas de focos de incêndio e cicatrizes de queimadas, sem limite de uso. A iniciativa já reúne centenas de instituições públicas utilizando a tecnologia em seus trabalhos e tem como objetivo apoiar o planejamento de ações, a logística e a responsabilização de infratores.
O major Muriel, subcomandante do BPMA, ressaltou a importância do projeto premiado. "É uma ferramenta bem importante, porque o policial militar consegue ir no local exato, onde a gente não consegue enxergar no patrulhamento", disse o major.
A conquista reforça o compromisso da Polícia Militar do Paraná com o combate ao desmatamento e a preservação ambiental. Por meio de tecnologias como a plataforma Rede MAIS, a corporação intensifica sua atuação estratégica, garantindo uma resposta mais rápida e eficaz às ocorrências ambientais e contribuindo para a proteção dos recursos naturais do estado.
Centro de Comunicação Social da PMPR