Batalhão de Trânsito completa 70 anos e recebe 45 novas motocicletas durante solenidade em Curitiba 15/03/2022 - 16:36

Em homenagem aos seus 70 anos, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) ganhou 45 novas motocicletas para atendimento de ocorrências e na fiscalização de trânsito da Capital. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (15) com homenagens a autoridades civis e militares e entrega de comendas e medalhas na sede da unidade, em Curitiba.

O BPTran passou por várias fases ao longo da história, e a primeira missão foi executar o serviço de guarda sinaleiro de trânsito. No entanto, com a evolução da frota veicular e as evoluções tecnológicas, a unidade desenvolveu a doutrina de policiamento de trânsito urbano com excelência, sendo referência para todo o Estado. Em 2021, o BPTran passou a fazer parte do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e agora é responsável por prestar orientações técnicas para os pelotões de trânsito da PM das unidades do Interior.

Segundo o comandante do CPE, coronel Mario Henrique do Carmo, hoje o BPTran é um difusor de doutrinas e, neste ano, vai promover um nivelamento técnico com as frações de tropa de trânsito urbano das unidades da PM do Interior do Estado. “Quem ganha com tudo isso é a comunidade, que terá um tratamento igual, seja aqui em Curitiba ou no município mais longínquo do Paraná”, disse.

A comemoração ficou marcada pela chegada das 45 novas motocicletas BMW, modelo G850 GS, para melhor atender a população curitibana. “Com elas vamos atender o público de Curitiba, tanto na fiscalização de trânsito quanto no atendimento de acidentes, principalmente para diminuir o tempo de espera do cidadão envolvido em alguma ocorrência”, disse o comandante da unidade, tenente-coronel Fernando Klemps.

Segundo ele, a unidade teve que se remodelar para atender à crescente demanda de trânsito e de segurança, incluindo a mudança no horário de atendimento à população, da Secretaria de Atendimento de Trânsito (SAT), que desde fevereiro deste ano abre em período integral, das 8h às 19h30, para confecção e impressão do Boletim de Acidente de Trânsito Unificado (Bateu), e vistorias veiculares.

O BPTran também ampliou o atendimento de acidentes de trânsito. “Hoje não atendemos apenas acidentes com vítima, mas também aqueles que não têm vítimas. Quando a população ligar para o BPTran relatando um acidente e não sabendo qual o encaminhamento correto, o nosso policial estará lá, no local, junto à sociedade curitibana”, acrescentou Klemps.

HOMENAGEM – Durante o evento foram entregues a medalha e a comenda “Mérito do Trânsito Urbano”. A primeira tem caráter comemorativo e é destinada às pessoas que, de alguma forma, contribuíram com os trabalhos exercidos dentro do BPTran. Já a segunda tem como objetivo homenagear ex-comandantes da unidade pelo trabalho prestado ao longo dos anos.

Um dos agraciados com a comenda foi o coronel Carmo, que já foi comandante da unidade e hoje é titular do Comando de Policiamento Especializado (CPE). “Fico muito feliz com essa homenagem, pois iniciei a minha carreira aqui e por aqui permaneci durante muitos anos. Tenho uma identificação muito grande com essa unidade e tive o privilégio de comandá-la nos últimos dois anos, então para mim é honra ver o reconhecimento pelo trabalho que realizei”, afirmou.

A soldado Thais do Carmo da Rosa estava de licença-maternidade e recebeu o convite para ser agraciada com a medalha de Mérito de Trânsito Urbano. “Agradeço pela oportunidade e pelo comandante, tenente-coronel Klemps, ter lembrado de mim e também agradeço ao coronel Carmo por ter entregue a medalha. Estou muito feliz e grata por este momento, pois estar aqui com os meus companheiros de farda foi emocionante, para mim e para a minha filha Isabela, que já vai ter história para contar”, disse.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na solenidade o chefe do Estado-Maior de Artilharia Divisionária do Exército, coronel Cezar Carriel Benetti; o comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o subcomandante-geral da PMPR, coronel Rui Noé Barroso Torres; o chefe do Estado-Maior da Corporação, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse; o diretor de Inteligência da PMPR, coronel Wagner Lúcio dos Santos; o diretor de Pessoal da PMPR, coronel Alex Erno Breunig; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; além de oficiais da ativa e da reserva, amigos e familiares dos policiais.