CIOC celebra aniversário de criação em solenidade em Curitiba 07/10/2025 - 13:11
Nesta sexta-feira (4), a Polícia Militar do Paraná realizou, na sede do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), em Curitiba, a solenidade em comemoração ao aniversário de criação da Companhia Independente de Operações com Cães (CIOC).
O evento reuniu autoridades civis e militares e foi marcado por homenagens, entrega de medalhas e demonstrações práticas com os cães policiais, evidenciando o alto nível de preparo e adestramento da tropa.
Na sequência, o público acompanhou apresentações operacionais dos cães policiais, demonstrando as técnicas de obediência, proteção e detecção de entorpecentes. As exibições destacaram a eficiência do treinamento e a sintonia entre condutores e cães, que atuam lado a lado em ocorrências reais em todo o Estado.
Durante a cerimônia, foi feita a entrega da medalha Mérito de Operações com Cães a policiais militares e colaboradores que contribuíram significativamente para o fortalecimento das atividades da CIOC e para o cumprimento da missão institucional da Polícia Militar do Paraná. O ato simbolizou o respeito e a valorização do trabalho desempenhado pelos integrantes da unidade e seus parceiros. Ao todo, 36 pessoas receberam a medalha, entre militares e civis. Dentre eles, o Secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Hudson, o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, o subcomandante-geral da PMPR, coronel Semmer e o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Paulo.
O comandante da CIOC, Capitão Hoiser, destacou a importância do vinculo entre os cães e os militares. "É uma parceria sem palavras, desde interações afáveis com os admiradores de seu trabalho, até o enfrentamento à criminalidade. São dois guardiões que dividem o mesmo faro, proteger. Na fronteira entre o instinto e a disciplina, nasce um elo que transcende a coleira e a farda. É um vínculo lastreado na lealdade e vida compartilhada" disse ele.
Após isso, o coronel Jefferson fez uso da palavra. "A criação da CIOC representou um salto estratégico da nossa corporação. Mais do que ampliar capacidades operacionais, esta unidade combina o preparo técnico de nossos policiais com o instinto leal e aguerrido de nossos cães. Cada policial e cada cão formam um elo de confiança, coragem e disciplina, traduzindo na prática o ideal de servir com honra e integridade", disse o Comandante-Geral.
Quem também destacou a eficiência da CIOC foi o coronel Hudson Leôncio Teixeira. “A Polícia Militar do Paraná na atividade com cães, é o reflexo do trabalho, da dedicação e do empenho de cada um de vocês ao longo desses anos. O que somos hoje é fruto do esforço coletivo e da excelência que vocês ajudaram a construir", exaltou o Secretário de Segurança Pública.
Com atuação estratégica em apoio às unidades da PMPR, a CIOC tem papel fundamental nas operações de busca, captura e enfrentamento à criminalidade. Ao longo dos anos, consolidou-se como referência nacional em emprego de cães policiais, combinando disciplina, técnica e comprometimento.
Ao todo, de janeiro a agosto de 2025, as ações envolvendo os canis setoriais da PMPR, gerenciados pela CIOC por meio Sistema de Manutenção de Cães, resultaram na apreensão de mais de 72 toneladas em drogas. O prejuízo estimado ao crime organizado ultrapassa a marca de R$ 300 milhões neste período. Além das drogas, o trabalho dos cães policiais contribuiu para a apreensão de 358 armas de fogo e 4 mil munições, e mais de mil pessoas foram presas em operações que contaram com o apoio das equipes K9.
A solenidade reforçou o orgulho e o reconhecimento da corporação pela trajetória da Companhia, que segue contribuindo de forma decisiva para a segurança da população paranaense e para a excelência operacional da Polícia Militar do Paraná.
Corrida- Para celebrar o seu primeiro ano de criação, a companhia realizará a 1ª Cãocorrida CIOC no Parque São José, em São José dos Pinhais, no dia 26 de outubro. O evento está programado para começar às 6h e contará com três modalidades: uma corrida tradicional de 5 km, a cãocorrida de 5 km (destinada a atletas e seus cães) e a cãominhada de 2 km. As inscrições podem ser feitas clicando aqui até o dia 19 de outubro.
Autoridades presentes: Secretário de Estado da Segurança Pública – SESP, coronel Hudson Leoncio Teixeira; Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva; Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Paulo Roberto Lima Comandante do Comando de Missões Especiais (CME), coronel Paulo Renato Aparecido Siloto; Diretora de Saúde da Fundação de Segurança Pública, representando o Presidente da Fundação, coronel Leticia Chun Pei Pan; Comandante do BPRONE, tenente-coronel João Roberto das Graças Galeto Alves; Comandante do BPCHOQUE, tenente-coronel Fábio Bonifácio Ferreira; Promotora da Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual – VAJME, Kelly Vicentini Neves Caldeiras; Comandante da CIROCAM: major Adilson Martendal de Oliveira Santos; Comandante da Companhia Independente de Operações com Cães – CIOC: capitão Marcelo Henrique Hoiser; Proprietária da Pet World, Leia Consani Penner e a Diretora do Setor de Ciências Exatas da UFPR, Caroline Doca.
Centro de Comunicação Social da PMPR