CIROCAM: Policiamento com aplicação de motocicletas, ágil e eficiente em prol da comunidade paranaense 08/02/2024 - 13:52

A Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem se demonstrado uma modalidade de policiamento eficaz nos grandes centros urbanos e em locais de difícil acesso, trazendo ainda mais agilidade e capacidade de resposta rápida por parte da PMPR às demandas da sociedade.

As motocicletas de última geração utilizadas pela CIROCAM possibilitam mobilidade em diversos terrenos, permitindo que os policiais alcancem áreas de difícil acesso com rapidez e eficiência. Essa agilidade é especialmente relevante em grandes centros urbanos, onde o tráfego intenso pode dificultar a locomoção das viaturas convencionais. A presença visível das motocicletas nas ruas também tem um efeito dissuasório sobre ações criminosas, contribuindo para o aumento da percepção de segurança pelos cidadãos.

Além de sua atuação preventiva, a CIROCAM tem sido uma ferramenta valiosa no combate à criminalidade, como evidenciado pelos recentes cumprimentos de mandados de prisão realizados pela unidade. Em diversas ocorrências, a Companhia Independente tem se destacado pela eficiência em localizar e prender indivíduos procurados pela justiça.

Em uma dessas operações, ocorrida no dia 5 de fevereiro de 2024, durante o motopatrulhamento tático, uma equipe da CIROCAM identificou e deteve um homem de 29 anos, que estava foragido da justiça, com mandado de prisão em aberto expedido pela comarca de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. No dia seguinte, outra abordagem resultou na captura de outro indivíduo, um homem de 37 anos, com três mandados de prisão em aberto por crimes como extorsão, roubo agravado e furto qualificado. Já na última quarta-feira (7), um homem de 60 anos foi preso pelas equipes policiais no bairro Parolin, na capital paranaense, também em cumprimento a um mandado de prisão.

Somente no mês de janeiro, a CIROCAM cumpriu sete ordens judiciais de mesma natureza, devolvendo à custódia do sistema prisional seis homens e uma mulher, todos procurados por diferentes crimes. Esses exemplos destacam o compromisso da CIROCAM em garantir a segurança da população paranaense e em combater ativamente a criminalidade.

O Comandante da Companhia Independente com Aplicação de Motocicletas, Major Carlos Cesar de Souza Peres, falou sobre detalhes da criação e missão da unidade. "A CIROCAM foi criada por Decreto Estadual como mais uma unidade tática de recobrimento, e desde outubro de 2023 é integrante do Comando de Missões Especiais (CME), assim, é uma unidade que está inserida na 5ª malha, no 4º recobrimento de Segurança Pública", explicou o Comandante.

O Major Peres ainda comentou sobre as recentes ações da CIROCAM, em cumprimento a mandados de prisão. "Essas ações provém de um trabalho efetivo de inteligência e da rapidez das equipes de motopatrulhamento da unidade em chegar ao local, avaliar e realizar as abordagens. É uma ação eficiente de recobrimento policial que também busca cumprir as ordens judiciais de forma técnica e eficaz", finalizou o Comandante.

A Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM) é mais uma ferramenta importante da PMPR em sua atuação ininterrupta em prol dos cidadãos paranaenses. Ações voltadas ao cumprimento das leis, preservação da ordem pública, prevenção e repressão de ações criminosas, contribuem para a construção de um Paraná cada vez mais seguro para todos.

Comunicação Social da PMPR.