Cadetes da APMG visitam BPFron e participam de operações em fronteira, no Oeste do estado 16/03/2020 - 11:23

Por Marcia Santos
Jornalista responsável

Os cadetes do 3º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO), da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), participaram de diversas atividades de Policiamento de fronteira com a supervisão dos oficiais Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPFron), no município de Marechal Cândido Rondon (PR). As atividades ocorreram entre os dias 13 e 15 deste mês. O exercício faz parte da grade de ensino dos militares que estão na fase final do curso

“A experiência foi muito importante para a formação dos futuros oficiais, nesses três dias de atividades conseguimos aprender muitas técnicas que, devido ao trabalho diferenciado do BPFRON, não tínhamos contato nos estágios feitos na capital. Dessa forma, acredito que os conhecimentos repassados foram muito importantes para a nossa formação e irão contribuir para o desenvolvimento do nosso trabalho operacional", afirmou o cadete Ronaldo Cesar Falq Chinatto.

O Comandante do Batalhão, major André Cristiano Dorecki, que, juntamente com os oficiais presentes, apresentou aos cadetes uma síntese sobre o histórico do BPFRON, dados sobre apreensões anteriores e sobre a área de atuação dos militares estaduais.

A partir desse momento, os jovens foram incumbidos de trabalhar em operações que visavam mostrar como funciona o policiamento desenvolvido pelo batalhão e o modo como as equipes desempenham o trabalho de prevenção e repressão ao contrabando, ao descaminho e ao tráfico de drogas.

A primeira atividade dos cadetes foi uma operação na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR). Depois houve uma operação conjunta com a Receita Federal do Brasil em Medianeira (PR), com o intuito de abordar ônibus e veículos, onde inclusive detiveram uma pessoa com mandado de prisão em aberto. Nessa fiscalização, uma mulher acabou presa por levar 1,6 quilos de skunk e, separadamente, outros produtos oriundos do Paraguai sem registro alfandegário também foram apreendidos.

Seguindo nos próximos dias, os cadetes realizaram atividades na Base Náutica de Entre Rios do Oeste (PR) juntamente com o Pelotão Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática (COBRA), situação em que foram repassadas técnicas e táticas de patrulhamento aquático.

Os cadetes serão declarados Aspirantes a Oficial com a formatura em Abril de 2020.

GALERIA DE IMAGENS