Cadetes da PM tem instrução prática sobre policiamento de trânsito urbano em Curitiba 17/06/2021 - 09:00

Os alunos do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) participaram de uma instrução prática da disciplina de Legislação e Policiamento de Trânsito Urbano nesta quarta-feira (16/06) com os integrantes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Os futuros oficiais aprenderam sobre o sistema BATEU (Boletim de Acidentes de Trânsito Unificado) e participaram de uma operação bloqueio.

“A matéria prevê uma aplicação prática dos Cadetes na área de policiamento de trânsito urbano, com participação em montagem e execução de bloqueio policial e também de atendimento de acidentes. Em sala de aula eles aprenderam sobre o BATEU Mobile e, inclusive, fizeram um simulado em via pública de atendimento de acidentes e participaram de bloqueios”, explica o comandante da Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), capitão Marcio Rodrigues.

Metade da turma de 35 alunos recebeu informações teóricas sobre o BATEU e a confecção do croqui. A outra parte atuou junto aos policiais militares do BPTran numa operação de trânsito, aonde puderam aprender sobre a montagem da pista, procedimentos de abordagem, triagem de documentação e demais procedimentos de fiscalização de trânsito. Em outra data os grupos vão voltar ao BPTran para inverter as atividades. “Eles vieram fazer a atividade prática e participar junto com as equipes do BPTran na região do Tarumã e Cajuru”, explica o tenente  Leonardo Rozwalka Vieira.

O cadete Matheus Takashi Kaminari comentou sobre o aprendizado. “Está sendo uma experiência única e muito gratificante para nós. Participar de operações reais, dentro da área do BPTran, com revezamentos para que todos passem por todas as funções, tem muito a acrescentar à nossa formação”, disse.

Marcia Santos - Jornalista responsável

GALERIA DE IMAGENS