Cadetes da Polícia Militar doam sangue no Hemepar de Curitiba 30/09/2020 - 10:28
Marcia Santos
Jornalista Responsável
Os cadetes do 1º ano da Escola de Formação de Oficiais (1º EsFO), da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), estão contribuindo com o banco de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). 90 alunos se dividiram em grupos entre a segunda-feira (28/09) e a quinta-feira (01/10), e foram até o Hemepar em Curitiba, na Capital do estado, de forma voluntária.
De acordo com o Comandante da Escola de Formação de Oficiais, major Idevaldo de Paula Cunha Júnior, esta é uma atividade de adaptação dos cadetes que acabaram de entrar no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná. “Temos várias ações sociais durante o período de formação e, como no momento o Hemepar está com falta de sangue, os cadetes percebem a importância dessa ação e de ajudar o próximo, além das atividades de policiais que automaticamente ajudam a sociedade”, disse.
Um dos alunos que estavam aptos a fazer essa doação foi o cadete Julio Baggio e de pronto se colocou à disposição para fazer essa ação. “Todos que escolhem ser policial militar tem essa vontade de ajudar a sociedade e essa é mais uma forma de fazer o bem”, contou.
“Antes de entrar no Curso de Formação de Oficiais eu nunca consegui doar por não ter o peso adequado, porém agora consegui atender todos os pré-requisitos e não pensei duas vezes e me voluntariei”, disse a cadete Priscila Danieli Aba.
DOAÇÃO – Para quem tiver interesse em doar sangue, o HEMEPAR está espalhado por todo o estado e a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos (menor de idade apenas acompanhado pelo responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; estar em boas condições de saúde; estar descansado e alimentado (deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto.
Em Curitiba, o HEMEPAR fica na Travessa Prosdócimo, número 145, no Alto da XV. O horário da coleta, de segunda-feira a sexta-feira é das 07h30 às 18 horas e sábado das 7h30 às 17h30, sendo que se atingir a capacidade de atendimento diária, o horário de fechamento poderá ser antecipado. O agendamento pode ser feito pelo sistema de agendamento do Governo do Estado clicando aqui.