Cadetes recebem o Espadim Tiradentes na formação do primeiro ano do CFO 02/12/2022 - 12:48

Nesta sexta-feira (2), 120 cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, receberam o Espadim Tiradentes, uma arma de representação que simboliza o ideal de liberdade do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Independência e patrono das polícias no Brasil. O momento é um marco na trajetória dos cadetes e serve como uma apresentação deles à Polícia Militar e à sociedade paranaense.

Ao todo, receberam o Espadim Tiradentes 100 cadetes do curso policial-militar e 20 cadetes do curso bombeiro-militar.

A cerimônia começou com a apresentação da turma “Coronel PM Carlos Octávio Valente Aymoré” pelo comandante da Escola de Formação de Oficiais, Major QOPM Ricardo Caron ao Exmo. Sr. Comandante-Geral da PMPR, Coronel QOPM Hudson Leôncio Teixeira.

“Essa formatura deles no primeiro ano representa uma apresentação para todos nós e o reconhecimento como cadetes da PMPR. Eles receberam e continuarão recebendo todos os ensinamentos da Polícia Militar, além das aulas com diversos temas, como Direitos Humanos, para que, logo após esse processo estejam aptos a representar a corporação e defender a população paranaense”, destacou o Major Ricardo Caron.

O comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, também lembrou a todos da importância da formação, do comprometimento com a corporação e com a sociedade.

“É um momento de reconhecimento e também de muita responsabilidade. São cadetes em formação que já devem mostrar seu comprometimento com todo o Paraná. Serão mais dois anos de formação e logo esses policiais estarão nas ruas e nas unidades cumprindo seu juramento”, frisou o coronel Hudson.

O momento sempre marcante aconteceu com a entrega do Espadim Tiradentes pelas madrinhas e padrinhos dos recipiendários, seguindo-se do importante juramento dos cadetes, a continência a Bandeira Nacional e como ato final o tradicional fora de forma, consagrando oficialmente esses militares como cadetes da Polícia Militar do Paraná.

A cadete Elaisa Cecília Alves entrou em 2012 para a Polícia Militar do Paraná, como Praça. Agora, realiza o sonho de passar pelo Curso de Formação de Oficiais.

“É uma sensação indescritível, pois, tento o CFO desde que terminei o Ensino Médio. Agora, quero seguir a formação e poder contribuir com a corporação e com toda a população da melhor forma possível”, contou.

ESPADIM TIRADENTES - Em sua gênese histórica, as pequenas espadas de aço decoradas com marfim e bronze, foram fabricadas por armeiros e distribuídas aos príncipes do Império Russo para que fossem usadas até que os aprendizes estivessem aptos a exercerem a função de comando, quando então, passariam a usar a tão sonhada e idealizada espada.

GALERIA DE IMAGENS