Capitã da PMPR é a primeira mulher a assumir o Comando do Colégio da Polícia Militar, em Curitiba 23/02/2024 - 12:41

Nesta quinta-feira (22), o Colégio da Polícia Militar (CPM) de Curitiba vivenciou um momento histórico ao sediar a solenidade de passagem de comando que marcou a ascensão da primeira mulher à função de comandante da instituição. O Major Alan Cesar Santana Lopes transmitiu o comando do CPM à Capitã Maria Fernanda de Carvalho de Deus.

A solenidade militar foi marcada por emoção e significado, reunindo autoridades civis e militares dentre elas o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva; o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer e o Chefe do Estado-Maior da PMPR, Coronel Valmor Anderson Pereira.

O Major Alan Cesar Santana Lopes, que estava à frente do CPM desde 2 de março de 2023, possui uma história intrinsecamente ligada à instituição, tendo sido aluno do colégio durante sua infância e adolescência. Ingressou na carreira militar através do Curso de Formação de Oficiais e já havia atuado no Colégio da Polícia Militar entre os anos de 2001 a 2010 e de 2016 a 2019.

Por sua vez, a Capitã Maria Fernanda de Carvalho de Deus, traz em sua trajetória uma dedicação ímpar à Polícia Militar do Paraná. Ingressou nas fileiras da instituição através da Escola de Formação de Oficiais, na Academia Policial Militar do Guatupê, em fevereiro de 1999, sendo declarada Aspirante-a-Oficial em 7 de dezembro de 2001.

A nova comandante possui diversos cursos e especializações, tanto na área militar quanto na civil, demonstrando um comprometimento constante com sua formação e aprimoramento. Suas funções exercidas como oficial vão desde coordenar o policiamento da unidade (CPU) até chefiar a seção de pessoal do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. Além disso, a Capitã ainda Diretora de Turno do Colégio da Polícia Militar do Paraná (2011 a 2015), Subcomandante e Chefe da Divisão de Ensino do Colégio da Polícia Militar do Paraná, entre 2021 e 2022.

O Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, destacou, em entrevista, a importância deste momento histórico, não apenas para o CPM, mas para todas as mulheres policiais militares. “Com dedicação e profissionalismo, as policiais militares contribuem diariamente para a segurança da comunidade paranaense e para a construção de um ambiente de trabalho pautado pela diversidade e respeito mútuo”, acrescentou o Comandante-Geral.

A passagem do comando do CPM para a Capitã Maria Fernanda de Carvalho de Deus representa não apenas um marco para a instituição, mas também um exemplo de superação e conquista para todas as mulheres policiais militares. É um reflexo do compromisso da Polícia Militar do Paraná com a promoção da diversidade e o reconhecimento do mérito de seus integrantes.

PRESENÇAS - Além das autoridades já nominadas, compareceram também à solenidade o Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Secretário de Segurança em Exercício, Coronel Veterano Adilson Luiz Lucas Prusse; Diretor de Pessoal do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Coronel Adriano Barbosa; Coronel Veterano Josué Lemos da Silveira; Coronel Veterano Vanderley Rotherburg, Coordenador dos Colégios Cívico-Militares na SEED; Coronel Veterana Rita Aparecida de Oliveira, representando AVM; Presidente do Clube dos Oficiais Coronel Veterano Izaias de Farias; Coronel Veterana Mirian Biancolini Nóbrega; Coronel Veterano Nilson Carlos Rosa; Coronel Veterano Alex Berno Breuning, representando a ASSOFEPAR; Presidente da AMAI, Coronel Veterano Altair Mariot; Respondendo pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da PMPR, Tenente-Coronel Dalton Gean Perovano; Comandante do BPAMB, Tenente-Coronel Heraldo Correia de Lima; Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) Tenente-Coronel Alexandre Lopes Dias; Representando a Diretoria de Pessoal, o Tenente-Coronel Rodrigo Giovani Beckert; Tenente-Coronel Ricardo da Costa, Comandante do BPEC; Chefe 3ª Seção do Estado Maior da PMPR, Tenente-Coronel Alfredo Euclides Dias Netto; Tenente-Coronel Marcelo Toniolo de Oliveira, Diretor do Colégio da Vila Militar; Presidente da Cruzada Cosme e Damião, Maria Cristina Betes.