Centro de Educação Física e Desportos da PMPR comemora 30 anos com entrega de medalhas e homenagens em Curitiba 26/11/2021 - 13:00

O Centro de Educação Física e Desportos da PMPR (CEFID) comemorou 30 anos de criação com a entrega de medalhas e homenagens àqueles que contribuíram com a sua criação e evolução. O evento aconteceu na tarde de quinta-feira (25/11) no ginásio do Quartel do Comando-Geral em Curitiba, Capital do estado.

De acordo com o Diretor Interino de Ensino e Pesquisa da APMG, unidade a qual o CEFID faz parte, tenente-coronel Mario Henrique do Carmo, o CEFID é de extrema importância para a saúde física e mental dos policiais e bombeiros militares e é um local com instalações de excelência. “A atividade física é um complemento à nossa saúde e as pessoas precisam entender que a prática de exercícios contribui com a saúde do policial, então eu vejo que o trabalho do CEFID é fundamental nessa questão, pois oferece várias opções para que os nossos policiais, os seus dependentes e os nossos veteranos possam realizar”, disse.

Segundo o Chefe do CEFID, major Francisco Carlos Hrentechen, o Ginásio do CEFID foi a escolha para essa celebração, pois foi a oportunidade de inaugurar a nova sala de luta. “Nós estamos sempre trabalhando para melhorar o nosso Centro, com melhores espaços, melhores equipamentos, profissionais de qualidade para prestar um serviço de excelência aos nossos militares estaduais e às suas famílias”, disse.

HOMENAGENS – Durante a solenidade foi entregue a medalha do Centro de Educação Física e Desportos da Polícia Militar do Paraná (CEFID). Nela está gravado “Mens sana in corpore sano”, que quer dizer “uma mente sã em corpo são”, a mesma gravação que existe na medalha Pierre de Coubertin, é uma honraria esportiva–humanitária concedida pelo Comitê Olímpico Internacional, a medalha mais importante no mundo do esporte.

Um dos homenageados foi o coronel veterano Douglas Sabatini Dabul, que já está há seis anos na Reserva Remunerada e veio até o QCG para receber a honraria. “Estou muito feliz com o recebimento dessa medalha, pois já fui instrutor de muitos policiais que estão aqui hoje, como o major Francisco, e enquanto estava na ativa sempre trabalhei para que a prática das artes marciais se tornasse algo comum dentro da Corporação”, disse.

Outro agraciado com a medalha do CEFID foi o tenente do Corpo de Bombeiros Jonathan César do Prado, que participa da aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF) na PMPR. “É um momento muito importante pra mim, pois eu sou formado em educação física e participo ativamente nesta área dentro da Corporação. Então é um orgulho muito grande e marcante na minha carreira”, disse.

A soldado Silvia Xavier, que aplica as aulas de dança no CEFID, também foi uma das agraciadas com a medalha. “É uma satisfação muito grande, pois eu amo trabalhar aqui e além da equipe que é uma família, os alunos também se tornam parte desse grupo de pessoas excepcionais que fazem parte do CEFID”, complementou.

GALERIA DE IMAGENS