Cerimônia de Homenagem ao Patrono da PMPR 19/05/2022 - 21:24

Na Academia de Polícia Militar do Guatupê (APMG), na terça-feira (17/05), aconteceu uma cerimônia e desfile militar alusivo ao Patrono da Polícia Militar do Estado do Paraná, Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. O evento também contou com entrega de medalhas a militares e pessoas da sociedade civil.

Foram homenageados com a medalha Coronel Sarmento os militares e civis que prestaram relevantes serviços à população paranaense, e é de máxima honraria dentro da Instituição.

O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento nasceu no Estado do Ceará, no ano de 1882 e ingressou nas fileiras da Corporação em 1907 com 25 anos, na 1ª Companhia do Regimento de Segurança, sendo anteriormente integrante do Exército Brasileiro. Galgou ao posto de Alferes em 1908. Participou da Guerra do Contestado, cujo início remonta a Batalha ocorrida nos campos do Irani, em 1912, sendo gravemente ferido em seu olho direito, demonstrando espírito de sacrifício, dedicação e heroísmo, em um ato de coragem e servidão à população Paranaense.

Em 1913, como reconhecimento de seus esforços pelos atos altamente meritórios, foi promovido ao posto de Tenente, ascendendo ao posto de capitão em 1921. Atuando ativamente na “Revolta de 1924”, foi promovido ao posto de major no ano seguinte, por Ato de Bravura, alcançando o último posto da Corporação em 1926, sendo que veio a falecer em de 21 de abril de 1934, ecoando seus feitos nos dias presentes.

Considerado um exemplo a ser seguido por todos, Coronel Sarmento vestiu honrosamente a sua farda e forjou virtudes admiráveis, servindo a sua comunidade em cumprimento da missão, com devotado valor, patriotismo e amor à profissão.

O monumento do Coronel Sarmento recebeu uma coroa de flores entregue pelo seu descendente, o Capitão Marco Vinícius de Moraes Sarmento, homenageando o seu aniversário de 140 anos, a entrega foi escoltada por conjuntos hipomóveis do Regimento de Polícia Montada (RPMON) na viatura histórica Jeep da APMG.

Esteve presente no evento o Secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita de Oliveira, o qual representou o Governador Ratinho Júnior. Ele destacou a importância deste evento como culto aos bons valores: “Foi uma formatura muito bonita, ela deixou transparecer a importância de cultuar bons valores. Valores esses que representam a Polícia Militar do Paraná, a exemplo do Coronel Sarmento, um exemplo de dedicação e empenho a causa pública, abdicando da sua saúde e integridade física em prol da sociedade paranaense. É isso que a Polícia Militar faz todos os dias quando patrulham os 399 municípios do nosso Estado do Paraná.” Continuou o secretário, lisonjeado por estar no evento: “É uma honra poder representar nosso Governador Ratinho Júnior e trazer aqui um reconhecimento ao trabalho da Polícia Militar através do dia de seu Patrono Coronel Sarmento.”

O Comandante-Geral parabenizou todos os agraciados com a medalha Coronel Sarmento e pontuou os feitos heroicos do patrono da PMPR na manutenção da democracia e ordem pública: “Aos agraciados com a medalha Coronel Sarmento, mais alta honraria da PMPR, sintam-se orgulhosos de ostentar tal condecoração por destacar-se em prol da causa pública.” Destacou ainda a importância da base familiar: “A família está por trás de cada policial e bombeiro militar a qual proporciona suporte e segurança para que as atividades possam ser desempenhadas das melhores formas possíveis”. Logo após agradeceu a todos e complementou: “Que os acontecimentos recentes, de Guarapuava não sejam esquecidos e que o sacrifício do Sargento Ricieri, não terá sido em vão”. E para finalizar o evento ocorreu o desfile da tropa às autoridades.

Após a cerimônia, em frente ao prédio da EsFO, o Comandante realizou a entrega de 5 viaturas, que serão usadas em operações policiais e treinamentos envolvendo os Cadetes.

O Coronel Hudson enalteceu o Comandante da APMG, Tenente-Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira e o Comandante da Escola de Formação de Oficiais, Major José Luiz Beggiora Júnior, pelo empenho e dedicação com a formação dos Policiais Militares. Reforçou que o projeto Batalhão Escola e Futuro Oficial são uma forma de aproximar o aluno de uma realidade mais próxima da vivida nos Batalhões. Ressaltou o apoio do Subcomandante-Geral e da Diretoria de Apoio Logístico para possibilitar a entrega das viaturas que serão usadas exclusivamente pela EsFO.

Estavam presentes no evento o Secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita de Oliveira, o Vice-Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero, o Presidente do Tribunal de Contas do Paraná, o Conselheiro Fábio de Souza Camargo, o Desembargador – Ouvidor Geral do Tribunal de Justiça, Celso Jair Mainardi, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Wellington Emanuel Coimbra de Moura, a Desembargadora do Tribunal de Justiça, Sônia Regina de Castro, o Procurador de Justiça, Dr. Misael Duarte Pimenta Neto, o Deputado Estadual Tiago Amaral, O corregedor Geral, Dorian Nunes Cavalheiro, o Coordenador Geral de Fronteiras do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Fernando Raimundo Schunig e o Diretor-Presidente da Paraná Previdência, Felipe José Vidigal dos Santos.

 

Polícia Militar do Paraná: Nós Fazemos a Diferença.

 

Comunicação Social