Colégio da Polícia Militar inaugura pista de golfe para alunos em Curitiba 09/11/2021 - 18:09

Os alunos do Colégio da Polícia Militar de Curitiba terão, a partir desta terça-feira (09/11), mais uma opção de atividade física, após a inauguração de uma pista de golfe. O espaço foi criado por meio de uma parceria do Colégio com a Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG).

 

O projeto tem o intuito de apresentar e permitir o acesso de mais crianças ao golfe, esporte que, além da parte esportiva e motora, contribui para o desenvolvimento de caráter e disciplina de seus praticantes, através de sua forma de disputa.


A iniciativa faz parte do “Projeto de Desenvolvimento de Golfe - Polo Paraná”. Quatro professores de educação física do CPM foram treinados pela FPCG, através do curso ministrado pelo professor Tiago Ogawa, do Clube Curitibano e com a capacitação, eles serão capazes de implantar aulas de golfe para os alunos regulares da instituição. 

 

No futuro, os alunos formados pelo projeto terão a oportunidade de se desenvolver praticando o esporte dentro de um clube parceiro. Em breve, um primeiro grupo de alunos fará uma visita ao campo de golfe do Alphaville Graciosa, para ter um primeiro contato com o ambiente de jogo. Para isso, os alunos terão acesso a materiais lúdicos, que facilitam a introdução ao esporte, os chamados kits de “Short Golf”, que permite praticar a modalidade em diferentes espaços, como ginásios, canchas ou outras áreas.

 

De acordo com o Comandante do CPM, major Alfredo Euclides Dias Netto, essa parceria vai proporcionar, não apenas mais uma nova modalidade de esporte aos alunos, mas um diferencial para aqueles que quiserem ingressar no CPM. “A gente procura promover uma maior diversidade de atividades aos nossos alunos, então, ter feito essa parceria com as federações de golfe, para proporcionar aos alunos uma vivência com um esporte diferenciado é uma grande satisfação para todos nós”, explicou.

 

Segundo o Presidente da CBGolfe, Osmar da Costa Sobrinho, essa é uma oportunidade de aproximar o esporte para crianças e adolescentes. “Eu sempre digo que o golfe ensina a vida para os jovens, então para mim é um motivo de satisfação muito grande e para a federação também por proporcionar esse espaço para os alunos do CPM”, disse.

 

Foram construídos na área do colégio duas estruturas do golfe, um Driving Range (uma espécie de gaiola para o treinamento de tacadas longas) e um Putting Green (área de grama artificial com buracos para o treinamento de tacadas curtas), onde será possível aprender os fundamentos básicos da modalidade. A construção do espaço custou R$ 45.300,00, investimento oriundo da The Royal and Ancient, com apoio da CBG e da FPCG.

 

De acordo com o presidente da FPCG, Diego Schaedler Veiga, o The Royal and Ancient, maior órgão mundial de golfe, apoiou a iniciativa e financiou a maior parte do projeto. “Se você ver o tamanho do alcance e do interesse deles em estarem investindo em um projeto em um local tão longe, onde o golfe ainda não é tão difundido como o Brasil, para nós é um motivo de muito orgulho inaugurar esse espaço aqui no Colégio da PM”, disse.

 

A ideia veio através do professor de Geografia Laércio de Melo, que um dia estava com os tacos e durante uma aula e outra resolveu brincar um pouco no pátio e uma fila de alunos interessados se formou. “Quando o major Toniolo, então Comandante do CPM, viu aquela cena e percebeu o entusiasmo dos alunos, ele me disse que eu devia começar pensar em um projeto envolvendo o golfe. Quando eles souberam que era um colégio vinculado à PM, que tem a questão da disciplina e boas notas, se disponibilizaram na hora para levar esse projeto a diante”, explicou.

GALERIA DE IMAGENS