Comandante-Geral da PMPR participa da II Conferência Nacional de Segurança Pública e reuniões do CNCG em Brasília 06/03/2026 - 09:40

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Coronel Jefferson Silva, integrou a comitiva de comandantes das corporações militares estaduais que se reuniu na capital federal entre os dias 3 e 6 de março de 2026. A agenda fez parte da II Conferência Nacional de Segurança Pública – iLab Segurança, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O encontro reuniu autoridades e especialistas de todo o país para debater estratégias integradas de enfrentamento ao crime e fortalecimento das instituições de segurança pública.

A programação teve início na terça-feira (03) com uma visita técnica guiada às inovações apresentadas na feira tecnológica “iLab Segurança”, seguida pela cerimônia oficial de abertura, que contou com a presença de diversas autoridades políticas e representantes das forças de segurança pública em nível estadual e federal. Para o Coronel Jefferson Silva, o encontro representou uma importante oportunidade de troca de experiências e de apresentação de boas práticas desenvolvidas no Paraná. Ao longo da programação também ocorreram reuniões institucionais do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCGPM), espaço tradicional de diálogo e articulação entre os comandos das corporações militares estaduais.

Na quarta-feira (04), o foco voltou-se para a Grande Plenária e para a continuidade das discussões técnicas envolvendo inovação, cooperação institucional e enfrentamento ao crime organizado. Durante a programação, os comandantes-gerais participaram de painéis e palestras voltados a temas jurídicos e operacionais de impacto direto na atividade policial, entre eles uma exposição conduzida pelo Promotor de Justiça Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos. No transcorrer do evento também foram realizadas câmaras temáticas voltadas a áreas estratégicas da segurança pública, como inteligência e aviação policial, que contaram com a participação de oficiais e praças da Diretoria de Logística (DL), da 6ª Seção do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná (PM6) e de militares vinculados ao Comando de Aviação da Polícia Militar do Paraná (COMAV), ampliando a representação institucional da corporação nos debates técnicos promovidos pela conferência.

Ao longo da quinta-feira (05), o Coronel Jefferson Silva e os demais comandantes-gerais participaram de debates e reuniões voltadas ao fortalecimento da cooperação entre as forças estaduais e os órgãos federais de segurança pública. As discussões abordaram estratégias conjuntas para o enfrentamento da criminalidade, integração entre instituições e o compartilhamento de boas práticas administrativas e operacionais.

O evento encerrou-se nesta sexta-feira (06), consolidando a conferência como um importante espaço de integração entre gestores, especialistas e representantes das instituições de segurança pública de todo o país. A participação da PMPR reforçou o papel do Paraná nos debates nacionais sobre segurança pública, contribuindo para o intercâmbio de experiências e para o aprimoramento contínuo das estratégias de proteção à sociedade.

Centro de Comunicação Social da PMPR