Comandante-Geral da PMPR participa do SULMaSSP para reforçar cooperação e integração entre as forças de segurança 29/09/2023 - 14:13

Nos dias 28 e 29 de setembro, o estado de Mato Grosso do Sul abrigou o SULMaSSP, o Encontro Estratégico da Segurança Pública do Sul do Brasil. Pela primeira vez realizado em solo sul-mato-grossense, o evento reuniu representantes das forças de Segurança Pública dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O principal objetivo do encontro foi fortalecer a cooperação inter-estadual para combater crimes nas fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, bem como crimes que ocorrem nas divisas entre os estados participantes.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), juntamente com outros líderes das forças de segurança desses estados, marcou presença no evento. Também estiveram representadas as secretarias de Administração Penitenciária e Polícias Penais, Delegados-Gerais das Polícias Civis, Perícias Criminais e Centros Integrados de Comando e Controle.

Os tópicos de discussão durante os dois dias do evento incluíram o enfrentamento aos crimes nas fronteiras e divisas, com especial ênfase nos delitos rurais. Além disso, debates em câmaras temáticas foram programados para a sexta-feira, 29 de setembro, com a participação das forças policiais e dos Secretários de Segurança Pública. O objetivo principal dessas discussões é estabelecer uma cooperação sólida entre os estados envolvidos, visando à desarticulação das organizações criminosas e à promoção de maior segurança tanto nas áreas urbanas quanto rurais, incluindo fronteiras e a rota bioceânica.

Para o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, o SULMaSSP representa um marco significativo na contínua busca por uma maior segurança nas fronteiras e divisas do Sul do Brasil, bem como para a comunidade. "Este evento nos permite unir forças e conhecimentos com nossos colegas de outros estados, fortalecendo nossa capacidade de enfrentar os desafios da segurança pública, na busca pela tranquilidade das nossas comunidades e no combate à ações criminosas", declarou o Comandante-Geral da PMPR.

SOBRE O EVENTO - O SULMaSSP é uma iniciativa que envolve os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, através de suas respectivas Secretarias de Segurança Pública. O evento realizado em Campo Grande, MS, em setembro de 2023, marca o 3º Encontro Estratégico da Segurança Pública e é o primeiro a ocorrer no estado de Mato Grosso do Sul.

Este bloco, formado em março de 2023, atua de forma coordenada para ampliar e fortalecer a repressão a crimes transfronteiriços nas fronteiras com Paraguai, Bolívia e Brasil, bem como em divisas estaduais. A cooperação entre esses estados é baseada na integração operacional e de inteligência, resultando na desarticulação de organizações criminosas e no aprimoramento dos mecanismos de defesa social. As ações são conduzidas por meio das Polícias Civis, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Científicas, Polícias Penais e Centros Integrados de Comando e Controle desses estados.

A participação da PMPR no SULMaSSP representa um passo importante na construção de políticas de segurança pública e integração das forças de segurança, demonstrando o comprometimento da Polícia Militar paranaense com o trabalho conjunto, no combate ao crime e na proteção da comunidade.

Comunicação Social da PMPR.