Comandante-Geral se reúne com o Alto-Comando da Corporação para tratativas sobre padronização de escalas, gestão de pessoal e outros temas estruturantes para a PMPR. 02/02/2022 - 10:25

Nesta segunda-feira (31/01) o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, reuniu-se no Auditório do CCB com o Alto-Comando da Corporação, Comandantes dos CRPMs e CRBMs, Oficiais do Estado-Maior e da Junta Médica, entre outros, para um diagnóstico situacional de aspectos relacionados à gestão de pessoal, especialmente das escalas de serviço, visando padronizar as jornadas nas OPMs e OBMs, bem como discutir o emprego dos militares estaduais na atividade extrajornada (DEAEV), além de debater sobre temas que são considerados estruturantes para a instituição.

A fala inicial foi realizada pelo Diretor de Apoio Logístico e Finanças, Coronel Carlos Eduardo Cidreira, em que se explanou sobre a situação atual do emprego da extrajornada (DEAEV). Houve esclarecimentos sobre a distribuição de cotas para o efetivo Operacional e Administrativo, o emprego de Oficiais e Praças PMs e BMs, dados estatísticos sobre o total de militares estaduais comtemplados no ano de 2021, e deliberações sobre continuidade da extrajornada em 2022.

Em seguida, através de apontamentos da Presidente da Junta Médica, Tenente-Coronel Alexandra Ramos dos Santos, discutiu-se sobre situações e números de afastamentos e atestados médicos, reforçando a importância do encaminhamento imediato deste documento e exemplificando sobre a inviabilidade da realização de perícia quando há demora do envio do atestado.

O Corregedor-Geral, Coronel Dorian Nunes Cavalheiro, respondeu a perguntas realizadas pelo coronel Hudson sobre correições nas Unidades PM e BM, falou sobre inquéritos e sindicâncias e fez mais algumas explanações.

No segundo momento da reunião, o Comandante-Geral abordou sobre temas gerais da gestão de pessoal na PMPR, destacando a necessidade de uma avaliação quanto às escalas de serviço praticadas na Corporação. Enfatizou que é necessário, considerando a realidade de cada região, a realização de estudos por parte da Diretoria de Pessoal e dos Comandos Regionais com vistas à possibilidade de padronização das escalas, para melhor atender as necessidades do militar estadual. Em relação a este assunto o Comandante definiu o dia 10 de fevereiro para a apresentação dos estudos.

Também destacou que está sendo finalizado pela Diretoria de Pessoal, uma análise do pedido de reequilíbrio financeiro, por parte da UFPR, em relação ao contrato do concurso do CFSD. Que sendo aceito o pedido, a universidade declarou que poderá entregar a lista de aprovados do concurso no mês de junho, tendo o Comandante-Geral iniciado tratativas para a antecipação desta data.

O Comandante-Geral ainda expôs sobre aquisição de novas viaturas, helicópteros, drones, como também angariações que visam a qualidade de vida do militar, como a compra de equipamentos para implantação de academias dentro das OPMs, lanternas e bastões retrateis individuais, simuladores móveis de tiro para os CRPMs, e os estudos sobre o novo fardamento da Polícia Militar.

Na sequência, o Subcomandante da PMPR, Coronel Rui Noé Barroso Torres fez o uso da palavra e o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior enfatizou na reunião que “em toda a história nunca estivemos tão próximos da polícia militar, exemplo disso, é o que está acontecendo aqui hoje. Acredito ser um fato inédito de poder ter a oportunidade de vê-los todos aqui em nossa casa, no CCB”, declarou.

Por fim, o Comandante-Geral agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião com data marcada, já convocando o próximo encontro para dar continuidade nos temas trabalhados.

Comunicação Social da PMPR.