Comandante-Geral se reúne em prol da conscientização do Autismo 04/05/2022 - 10:02

Nesta tarde de terça-feira (03/05), a Coordenadora da Associação de Atendimento e Apoio ao Autista (AAMPARA), Sra. Rose Staniszewski, juntamente com o Sr. Silvestre Dimas Staniszewski se reuniram com o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, em seu Gabinete, para tratar de assuntos relacionados aos procedimentos operacionais policiais envolvendo pessoas autistas.

A AAMPARA auxilia atualmente 24 famílias, de forma parcial ou total, para acompanhamento de pessoas com autismo. A instituição foi fundada com o objetivo de conscientizar sobre o autismo, visando uma maior visibilidade das dificuldades enfrentadas por eles e seus familiares. Desde então, atua na orientação aos pais e familiares, ao receberem o diagnóstico de autismo de seus filhos e os possíveis encaminhamentos que a criança necessita.

A instituição não tem fins lucrativos, onde o objetivo é melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes com Transtornos do Espectro de Autismo.

O Comandante explanou que foi criada uma Comissão, formada pelos Tenente-Coronel QOBM Jonas Emmanuel Benghi Pinto e Major QOPM Valter Ribeiro da Silva, para estudar o assunto e solidificá-lo para a realidade da PMPR, serão criados Procedimentos Operacionais Padrão para que o Policial Militar saiba como agir em ocorrências de polícia ou bombeiro que envolva pessoas com o Transtorno e que para tal será necessário unir forças com as autoridades técnicas no assunto.

Estiveram presentes na reunião além dos oficiais já citados o Assistente do Comando-Geral, Tenente-Coronel Jefferson Silva e Chefe da PM3, Major Luciano José Buski.

 
Comunicação Social da PMPR.