Comandante-Geral visita 22° BPM e Companhias, na RMC 05/02/2022 - 12:44
Em prosseguimento a apresentação “Eixos Estruturantes do Plano de Comando” criada pelo Comandante-Geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, para o efetivo PM e BM, na última quarta e quinta-feira (02 e 03/02) foram realizadas visitas a Sede do 22º BPM, no município de Colombo e em algumas Companhias, pertencentes ao 1º CRPM.
No início da manhã, o Comandante-Geral foi recebido pelo Comandante do 22º BPM, tenente-coronel Itacir Antonio Alves Pereira e após as honras militares, o efetivo reuniu-se no rancho onde foi apresentado um relatório sobre a estrutura organizacional, a situação atual do batalhão e por fim, houve a fala do Coronel Hudson sobre as ações e projetos realizados.
Logo após, fez uma oração com a equipe ROTAM e recepcionou o Prefeito de Colombo, Helder Lazarotto e a Vice-presidente da Câmara de Colombo, Doliria Strapasson.
“A visita do Comandante-Geral é uma visita cordial, de aproximação com o efetivo e que apresenta um resultado sensacional. Todos os policiais tem comentado através de suas redes sociais de que é a primeira vez que recebem este tipo de visita nos destacamentos, um local onde dificilmente uma autoridade vai até lá . No caso específico de Rio Branco do Sul, onde houve ataque por fogos de artifício com o intuito de machucar e causar danos ao patrimônio, os policiais perceberam que o cuidado não é só com o policial mas sim com o homem que está na ponta, que está na execução do trabalho”, declarou o Comandante do 22° BPM.
Estiveram presentes o Comandante do 1º CRPM, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, o Comandante do 7º GB, major Mario Sergio Garcez da Silva, o Comandante do 1º SBG do 7º GB, tenente Rodrigo Siloto Kutianskie e demais oficiais e praças pertences ao 22º BPM.
Em seguida, o Comandante-Geral acompanhado do Comandante do 22º BPM seguiu para a 3ª Companhia do 22º BPM, localizada no município de Rio Branco do Sul e apresentou o Plano de Comando para a tropa na Câmara de Vereadores. No local, foi recebido pelo Comandante da 3ª CIA, tenente Éder André Coutinho da Silva. Durante a apresentação das ações efetivadas, o Coronel Hudson reforçou o uso do sistema “PM Vítima” no fato ocorrido dia 31 de Dezembro do último ano, em que uma equipe policial atuante naquele município foi, propositalmente, alvo de fogos de artifício.
Para um dos policiais envolvidos na situação, Soldado João Mauro Stoski, “saber que podemos contar com o Estado para proteger os policiais, é de extrema importância”, mencionou.
Acompanhado também do Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros do 7º GB (Campo Largo), capitão Lucas Romaniuk e do Gestor do Posto de Bombeiros, cabo Julio Cesar Ildebrando, reuniu-se com a Prefeita de Rio Branco do Sul, Karyme Fayad, o Presidente da Câmara, Danilo Pedroso e outras autoridades locais e ao final, falou com a imprensa.
A prefeita do município também demonstrou grande satisfação em poder conversar pessoalmente com o Coronel Hudson, expondo necessidades e anseios durante seu mandato. “Muito bonita a atitude dele vir até aqui, conversar com os policiais, com o Presidente da Câmara e comigo. E ganhamos uma nova viatura, o que nos deixa muito feliz com esses investimentos”, declarou.
Ainda na 3ª Companhia fez a entrega de uma viatura e de lá, deslocou-se para o município de Cerro Azul, onde visitou o Destacamento Policial Militar e pôde conversar com os policiais, informando sobre suas ações e projetos e também realizando a entrega de outra viatura. Compareceu o Vice-prefeito de Cerro Azul, Edson Cordeiro Nascimento, a Secretária de Saúde Mariedina Fronza entre outros.
Segundo o Comandante da 3ª Cia, essa aproximação demonstra uma questão de respeito com o efetivo. “É importante para as autoridades locais poderem tirar dúvidas diretamente com o Comando pois muitas vezes nos procuram para isso mas fica limitado ao município”, disse.
Também visitou o destacamento de Dr. Ulysses acompanhado do prefeito Moiseis Branco da Silva e posteriormente o DPM de Adrianópolis e Tunas do Paraná, pertencentes a 1ª Cia do 22ºBPM. Houve a presença dos respectivos prefeitos, Vandir Veterinario (Adrianópolis) e Marco Antonio Baldão (Tunas do Paraná).
No segundo dia, compareceu junto ao Comandante do 22º BPM a 2ª Companhia Policial Militar localizada em Almirante Tamandaré e comandada pelo capitão Luiz Antônio de Oliveira Maywitz, que descreveu como “gratificante” recebê-lo nesta comunidade. A apresentação para o efetivo aconteceu na Câmara de Vereadores do município e durante sua fala, enfatizou o fortalecimento das ações de Justiça e Disciplina para valorizar “quem tem valor” e pediu cautela dos PPMM e BBMM ao realizarem postagens ou até mesmo envio de áudios com conteúdos relativos a Corporação. O Comandante-Geral também informou que há uma previsão de quase cinco mil lanternas para serem entregues a toda a tropa até o mês de março.
Encerrada a reunião com o efetivo, compareceu no gabinete do Prefeito Gerson Colodel onde também esteve o Comandante do Posto de Almirante Tamandaré, tenente Edison Luiz Feijo Junior, o Secretário de Segurança Junior Bini e o Secretário de Governo, Aristides Machado.
Continuou as visitas deslocando-se ao DPM de Bocaiúva do Sul, pertencente a 1ª Companhia, sendo recebido pelo Comandante da Companhia capitão Ivair Novato de Oliveira Filho e o prefeito Antonio Luiz Gusso, realizando a entrega de uma nova viatura. Seguiu para o DPM do município de Itaperuçu (3ª Cia do 22ºBPM), onde almoçou acompanhado do prefeito Nenéu Artigas e conheceu as instalações, finalizando as apresentações no destacamento de Campo Magro (2ª Cia).