Comandante-geral da Polícia Militar recebe militares paralímpicos 25/07/2023 - 09:35

O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Jefferson Silva, recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira (25) dois atletas medalhistas pelo Programa Militar Paralímpico. A Cabo Luci e o Soldado Romualdo.

A pauta do encontro foi estreitar os laços dos atletas e do programa com a instituição, visando uma maior inclusão dos militares que adquiriram alguma deficiência em decorrência de algum acidente, seja ele em trabalho ou não.

Diante disso o Coronel Jefferson destacou a importância dessa inclusão e que a Polícia Militar, através da sua Diretoria de Pessoal vai buscar meios de encontrar os demais militares interessados em participar desse importante programa, bem como, daqui em diante já fazer um cadastro de todos os militares que venham sofrer algum acidente que cause alguma lesão permanente.

"É de suma importância abraçar esses policiais nessa nova jornada, enquanto estiveram nas fileiras da polícia sempre fizeram o melhor em prol da sociedade, agora como atletas paralímpicos seguem representando muito bem a Polícia Militar do Paraná e nos trazendo bons frutos.", afirmou o coronel Jefferson, comandante-geral da PMPR.

No encontro também estiveram presentes a Deputada Estadual Cloara Pinheiro, que é voluntária e porta-voz de várias entidades filantrópicas, também esteve presente o Vereador Rodrigo Braga Reis, e pela Polícia Militar esteve presente o Coronel José Omar Novach comandante da Diretoria de Pessoal e demais autoridades e civis.

MILITARES ATLETAS PARALÍMPICOS- A cabo reformada Luci Maria de Lima, compete no tiro esportivo com carabina feminino. Ela teve sua perna amputada depois de um acidente motociclístico, mas isso não a impediu de seguir com suas tarefas e adquirir novos desafios na vida.
Recentemente a cabo conquistou duas importantes medalhas, a primeira delas na Copa Brasil de Tiro Esportivo, realizado em julho, no Rio de Janeiro, onde conquistou a medalha de ouro. E no Campeonato Conexão Paralímpica, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em João Pessoa, na Paraíba, em outubro de 2022, onde conquistou a medalha de ouro na modalidade tiro esportivo com carabina a ar em alvo a 10 metros.
O soldado Romualdo Ferreira Silva Marques, compete no tiro esportivo com a pistola. Para ele, o processo e a recuperação, pelo qual passou depois de ser ferido em serviço, fez com que compreendesse que o que aconteceu era apenas mais um capítulo da sua história. O soldado Romulado teve que amputar a perna depois de ser baleado em um confronto. Esse ano o soldado também foi medalhista, ganhando a prata na prova P1 (pistola de ar 10m masculino) pela classe SH1.
Os policiais militares são acompanhados pela organização filantrópica Cruzada Social Cosme e Damião, que presta assistência aos militares e às famílias dos policiais e bombeiros militares do Paraná que possuem alguma deficiência e necessitam de atendimento.

PROGRAMA MILITAR PARALÍMPICO - O principal objetivo do programa é apresentar ao seu público-alvo o esporte paralímpico como uma ferramenta de aprimoramento de sua qualidade de vida. Como segundo objetivo, o projeto visa também a detecção de possíveis talentos esportivos.
O público-alvo do são militares das Forças Armadas, policiais militares, bombeiros militares e agentes de segurança pública de corporações civis que possuam deficiência física ou visual elegíveis para as modalidades paralímpicas.

Comunicação Social da PMPR.