Comando-Geral da PM participa de reunião extraordinária da AMUNOP em Cornélio Procópio 24/06/2021 - 17:30

Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (AMUNOP) receberam o Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, nesta quinta-feira (24/06) para uma reunião extraordinária em Cornélio Procópio para tratar sobre a segurança pública. O coronel explicou no geral sobre o plano de comando para todo o estado, em especial o que tem sido feito pela região Norte do estado.

Compuseram a mesa diretiva da reunião extraordinária o presidente do CISNOP (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edmar Santos; o Comandante do 18º Batalhão, tenente-coronel Wellington Nunes Moreira; o delegado da 11ª Subdivisão Policial (11ª SDP), João Emanuel; o Subcomandante do 18º Batalhão, major Jeferson Agenor Busnello; o Diretor do Colégio da PM de Cornélio Procópio, major Isidoro Vieira; e o Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

A reunião foi coordenada pelo prefeito de Cornélio Procópio e presidente da Amunop, Amin José Hannouche. Ele agradeceu a visita do coronel Hudson e se colocou à disposição para fortalecer ainda mais a parceria com a Polícia Militar. "É com muita alegria que recebemos o coronel. Somos muito gratos pelo trabalho brilhante que o 18º Batalhão faz na nossa região. Apesar das dificuldades na questão do material humano, os resultados são claros e mostram o quanto esses nobres profissionais se dedicam pela sociedade", afirmou.

O coronel Hudson falou sobre a expectativa do concurso público para contratação de 2,4 mil novos soldados para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros. Ele explicou sobre o período de formação dos futuros profissionais e que, quando houver a distribuição deles nas unidades de todo o estado, haverá melhorias para a segurança dos municípios.

"Para mim é uma satisfação estar aqui. Estamos visitando as unidades do Interior , já tivemos reuniões com as praças e oficiais para verificar as dificuldades em relação a efetivo e meios materiais. Agora com os prefeitos vamos receber as demandas e verificar o que podemos trabalhar em conjunto em prol dos municípios visando melhorar o policiamento e a sensação de segurança do cidadão paranaense", disse o coronel Hudson.

Ele também mencionou sobre a readequação das estratégias da Corporação com relação a aplicação de equipes, otimização dos recursos materiais e humanos. "Temos feito ainda várias operações policiais em todo o estado, assim como aqui no Norte do Paraná. A exemplo disso, já fizemos várias edições da Operação Pronta Resposta e da Operação Tático Móvel. Essas ações fazem a diferença e refletem nos resultados operacionais", explicou.

O Comandante-Geral também falou da preocupação com as necessidades da população, bem como o suporte aos militares estaduais do Interior para que possam desempenhar suas funções com melhor qualidade. "Trabalhamos pela sociedade e nosso compromisso é com a segurança dela, portanto temos que estar junto da comunidade", disse.

O tenente-coronel Wellington agradeceu a oportunidade de expor as necessidades da unidade durante a visita. "Recebemos o nosso Comandante-Geral e fizemos uma apresentação das atividades que desenvolvemos. Alguns resultados satisfatórios e isso evidencia o trabalho desempenhado. É um incentivo para a tropa e agrega mais valorização ao nosso efetivo.

O coronel incentivou a participação dos prefeitos na segurança pública e que apoiem as unidades da PM de suas regiões. Neste sentido, ele destacou o apoio dos municípios com as escalas da extra jornada, que pode ajudar a reforçar o policiamento.

Ainda durante a reunião, o coronel Hudson afirmou que há previsão de que novas viaturas para patrulhamento e guinchos devem ser entregues às unidades do Interior, assim como o 18º Batalhão, principalmente para dar mais suporte ao patrulhamento rural. Outro ponto comentado na reunião foi as tratativas de mudança das instalações do 3º Colégio da Polícia Militar, para que possa ter uma estrutura maior e atender a demanda de famílias na fila de espera para terem seus filhos matriculados no colégio da Corporação.

Os prefeitos trouxeram à reunião algumas demandas sobre o policiamento. Uma das questões tratadas foi o fortalecimento das ações na divisa com São Paulo, para coibir o tráfico de drogas. Também foi falado sobre as festas clandestinas e outras situações de aglomerações de pessoas nas regiões mais afastadas, bem como os casos de furtos e roubos em propriedades rurais. O coronel Hudson e o comandante do 18º Batalhão, tenente-coronel Wellington Nunes Moreira, vão verificar formas de dar resposta a estas necessidades.

PRESENÇAS - Estiveram no encontro o prefeito de Abatia, Nelson Garcia Junior; a prefeita de Andirá, Ione Abib; o prefeito de Bandeirantes, Jaelson Matta; a prefeita de Itambaracá, Mônica Zambon; o prefeito de Nova América da Colina, Tião Rogatti; o prefeito de Nova Fátima, Roberto Carlos Messias; o prefeito de Barra do Jacaré, Edmar de Freitas Albonetti.

Também participaram o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Aparecido dos Santos; o prefeito de Santa Mariana, José Marcelo Piovan Guimarães; o prefeito de São Jerônimo da Serra, Venícius Djalma Rosa; a prefeita de São Sebastião da Amoreira, Exilaine Gaspar;

Marcia Santos - Jornalista responsável