Comando Regional de Curitiba e da RMC comemora 11 anos de criação com entrega de medalhas a civis e militares 02/12/2021 - 15:14

Responsável pelo policiamento em 29 municípios, o 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), comemorou os 11 anos de criação com a entrega de medalhas a civis e militares. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (02/12) na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Criado por meio do decreto estadual nº 8475 em 1º de outubro 2010, o 1º CRPM era composto pelo 12º, 13º, 20º e 23º Batalhões, além de unidades especializadas do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Regimento de Polícia Montada (RPMon).

A partir de 30 de agosto de 2021, com a extinção do 6º CRPM, o 1º CRPM passou a ser sediado em São José dos Pinhais e a ser responsável pelo comando, supervisão, controle e ordenação das unidades de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do estado. Desde então, o 1º CRPM é composto pelo 9º, 12º, 13º, 17º, 20º, 22º e 23º Batalhões.

O Comandante-Geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, destacou a atuação dos policiais militares que atuam nas unidades que compõem o 1º CRPM. “Essa é uma unidade muito importante para a Polícia Militar e hoje é um dia para agradecer o empenho e a dedicação de cada militar estadual que estão, diuturnamente, nas ruas combatendo o crime organizado, seja durante as diversas operações ou no patrulhamento de rotina”, disse.

Para o Comandante do 1º CRPM, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, esse novo momento da unidade, traz novos desafios e demandas, mas também oportunidades de integração, colaboração e progresso a partir da inclusão de novos batalhões. “Temos diversas ações planejadas, como a Operação Natal e a Operação Verão para levar mais segurança para a nossa população e contamos com policiais dedicados que trabalham dia e noite em prol da nossa população”, destacou.

HOMENAGENS – Durante a solenidade militar foi entregue a Medalha de Mérito do 1º CRPM “Coronel Albari Marcondes Pimpão”. Foi criada para honrar militares, civis e entidades públicas ou privadas pelos relevantes serviços prestados ao Comando Regional.

“A data de hoje é especial para podermos homenagear os policiais valorosos que integram todos os batalhões e o nosso comando regional e desempenham as suas funções com muito empenho, pois é com o fruto desse trabalho que nós conseguimos construir a bela história dessa unidade”, explicou o coronel Ribas.

A Prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, recebeu a Medalha de Mérito e agradeceu o reconhecimento da Polícia Militar. “Me sinto honrada em poder ostentar essa medalha de uma entidade que eu respeito muito e tenho muito orgulho de poder trabalhar junto para construir uma cidade mais segura para a nossa sociedade”, disse.

O Comandante do 17º BPM, que é responsável pelo policiamento da região sul da RMC, tenente-coronel Jean Rafael Puchetti Ferreira, também foi agraciado com a honraria. “É um momento muito especial pra mim estar à frente dessa unidade e, com certeza, estou muito feliz por receber essa medalha, pois ela não homenageia apenas a mim, mas também todos os policiais do batalhão e que estão nas ruas trazendo mais segurança a população”, disse.
Há 26 anos na Polícia Militar, o sargento Ubirajara Ferreira, que atualmente está no 1º CRPM, ficou emocionado ao receber a medalha de mérito. “Essa é a materialização do reconhecimento pelos nossos serviços prestados e eu não poderia estar mais feliz de fazer parte desta instituição e desta unidade”, complementou.

Também estiveram presentes na solenidade, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Adilson Luiz Lucas Prusse; o Diretor de Finanças da PMPR, coronel Carlos Eduardo Cidreira; o Coordenador Estadual dos Consegs, coronel veterano Chehade Elias Geha; o Diretor de Ensino e Pesquisa da APMG; tenente-coronel Mário Henrique do Carmo; o Comandante da APMG, tenente-coronel Alan Waldik de Almeida Garret; o Comandante do 13º BPM, tenente-coronel Darany Luiz Alves de Oliveira; o Comandante do 20º BPM, tenente-coronel Rodrigo de Mauro; o Delegado do DEDETRAN, Leonardo Bueno Carneiro; o Prefeito de Mandirituba; Luís Antônio Biscaia; a Prefeita de Pinhais, Marly Paulino Fagundes; o Presidente da Fetranspar, coronel veterano Sérgio Luiz Malucelli e o Presidente do Clube de Oficiais, coronel Isaías de Farias.