Comando Regional responsável pela coordenação do policiamento da RMC e Litoral recebe novo comandante durante solenidade em São José dos Pinhais 02/08/2019 - 15:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O 6º Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM) recebeu, na manhã desta sexta-feira (02/08), o novo comandante durante uma solenidade em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Na ocasião, o coronel Valterlei Mattos de Souza, que agora segue para a Reserva Remunerada, passou a função ao coronel Nivaldo Marcelos da Silva. O evento aconteceu na sede do 17º Batalhão e contou com a participação do Comandante-Geral, coronel Péricles de Matos, além de amigos e familiares dos coronéis.

O Comandante-Geral da Corporação, coronel Péricles, esteve no evento e demonstrou-se grato aos policiais militares que o ouviam discursar.  “Sempre observo vários colegas, aqueles que foram nossos professores e que trabalharam conosco no passado, já com os fios de cabelo brancos e mudanças físicas notáveis. Estas são marcas do tempo que atingem o vigor da juventude daqueles que se dedicam ano após ano na construção de uma Polícia Militar qualificada”, disse.

O coronel Valterlei é um dos muitos policiais que dedicaram grande parte de suas vidas na proteção dos paranaenses. “Saio com a sensação de dever cumprido”.  Essas foram as suas últimas palavras enquanto se despedia do cargo de comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM), consciente, como ele mesmo diz, de que todos os seus 30 anos de atividades prestadas à Corporação foram pautados por seu esforço máximo. “Por onde eu passei, sempre dei o meu melhor, e encarei meu trabalho com a maior seriedade possível”, afirma.

Ele ainda faz questão de ressaltar o forte elo que acabou por criar graças ao tempo em que esteve empenhado na carreira militar. “Fiz toda a minha carreira aqui, e sou muito grato por cada um dos policiais que conheci. A verdade é que a Polícia Militar tem grande participação na minha vida, e guardo todos os ensinamentos que me foram passados enquanto estive nela”, conclui.

O cargo foi passado ao coronel Nivaldo, que assume o comando consciente da responsabilidade que lhe foi atribuída. “É uma grande satisfação assumir um cargo tão importante quanto esse, que requer muita dedicação também”, diz. O coronel tem a vantagem de já conhecer a área pela qual será responsável. É que o novo comandante chegou a atuar por oito anos no 9º BPM e na Região Metropolitana de Curitiba, áreas designadas ao 6º CRPM.

O novo comandante faz questão de elogiar o bom trabalho que já vinha sido feito, e garante que, a julgar por sua vontade, tudo tende a melhorar ainda mais. “O que esperamos é continuar mantendo os bons resultados, já demonstrados na estatística da Secretaria de Segurança”, afirma. “Nossas expectativas são altas. Queremos melhorar as condições de trabalho dos nossos praças e oficiais, assim como as instalações dos batalhões, armamentos e equipamentos úteis ao trabalho policial, e aumentar, mediante a esses avanços, a sensação de segurança da comunidade”, completa.

6º CRPM – O 6º CRPM é responsável pelo comando, supervisão, controle e coordenação das organizações policiais militares (batalhões) que executam o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública na circunscrição territorial da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. Em São José dos Pinhais está sediado o 17º BPM que também é responsável pelos oito municípios da área sul da RMC, já o 22º BPM, sediado em Colombo, é responsável pelos 13 municípios da área norte da RMC.

Os sete municípios do Litoral do estado são atendidos pelo 9º BPM, sediado em Paranaguá, além da peculiaridade da segurança das unidades prisionais e escolta de presos sob responsabilidade do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGD), com sede em Piraquara. São 29 municípios atendidos, numa região com mais de 18.000 km² e uma população de mais de 1.800.000 habitantes, segundo o IBGE de 2018.

PRESENÇAS – Estiveram no evento o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos; o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Lanes Randal Prates Marques; o Diretor de Desenvolvimento Tecnologia e Qualidade, coronel Antônio Zanatta Neto; o coronel da reserva remunerada Daniel dos Santos; o coronel da reserva remunerada Rui Rota da Purificação; o coronel da reserva remunerada Sérgio Filardo; o coronel da reserva remunerada Chehade Elias Geha; o coronel da reserva remunerada Everon Cesar Puchetti; o coronel da reserva remunerada e Presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas (AMAI), coronel Altair Mariot; o coronel da reserva remunerada e Presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR, coronel Isaias de Farias; o coronel da reserva remunerada e presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel Washington Alves da Rosa; o coronel da reserva remunerada Loemir Mattos de Souza, bem como oficiais e praças da Corporação e demais convidados.