Comando da PM participa de lançamento do projeto Em Frente Brasil, em São José dos Pinhais 30/08/2019 - 16:00
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
O projeto Em Frente Brasil, do Ministério de Justiça, lançado nesta sexta-feira (30/08), contou com a participação do Alto Comando da Polícia Militar do Paraná. O trabalho preventivo, já desenvolvido pelo 17º Batalhão, agora será reforçado com o apoio da Força Nacional. Participam do projeto, também em cooperação pela segurança pública, a Polícia Civil e a Guarda Municipal da cidade. As primeiras operações já estão em andamento em pontos estratégicos.
Para o Governador Carlos Massa Ratinho Junior esse trabalho só tem a agregar aos bons resultados obtidos pela segurança pública do Estado no primeiro semestre desse ano. “Graças ao trabalho integrado que já acontece no Paraná, não só reduzimos os índices de criminalidade, como também em mais da metade de nossos municípios não registramos um único homicídio. E esse apoio da Força Nacional vem só somar à nossa segurança pública.”
O Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, destacou que a redução dos índices é uma tendência para o ano, agora que as ações policiais serão intensificadas pela cooperação entre os órgãos de segurança pública do estado e a Força Nacional. “Embora já apresentasse, com a nossa ação, um decréscimo com a nossa estatística, nos recebemos a operação para que mantivéssemos a eficácia do policiamento. Teremos três camadas de policiamento, com o policiamento a pé, depois com policiamento radiomotorizado, e reforçado com as equipes especializadas”, explicou.
O porta-voz da FN, tenente Eduardo Antônio Schwarz, detalhou os trabalhos em que a tropa deverá atuar. “O nosso lema é ‘Preparados para tudo’, a gente atua em situações de crise, situações com refém, nós temos um pessoal especializado em situações de choque, intervenção em presídio, viemos também para prestar apoio as polícias Civil e Federal na questão de cumprimento de mandados de busca e mandados de prisão, e atuar, obviamente, nas ações preventivas.”
A prefeitura de São José dos Pinhais também entende os benefício que o programa poderá trazer ao município, como declarou o prefeito Antônio Fenelon. “Esse projeto vem a somar para a segurança de São José dos Pinhais e da região metropolitana de Curitiba como um todo. Era um sonho de toda população que União, Estado e Municípios se unissem em torno de uma demanda tão importante.”
Os trabalhos devem se estender até dezembro, com ações diárias, dinâmicas e estratégicas em pontos sensíveis. “Definimos protocolos de ação integrada, com todos os profissionais de segurança pública atuando, cada um dentro de sua responsabilidade constitucional, todavia de forma integrada com foco no projeto Em Frente Brasil, para que possamos reduzir ainda mais os indicadores de violência e isso é um precursor para que o projeto se expanda para outras localidades do nosso estado”, disse o Comandante do 6º Comando Regional da PM, coronel Nivaldo Marcelos Silva.
De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública, houve a queda expressiva nos índices de criminalidade durante os primeiros sete meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. De janeiro a julho de 2019, a redução no número de furtos foi de 25% (656 a menos) e de roubos 18% (321 a menos). Os dados são da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança Pública e foram divulgados nesta terça-feira (27/08).
A tendência de queda pode ser percebida ainda nos índices de furtos e roubos à residência. Nos sete primeiros meses de 2018 ocorreram 579 furtos e 145 roubos à residência no município, já no mesmo período deste ano, foram 422 furtos e 102 roubos, reduções de 27% e 29,6%, respectivamente.
Já em relação aos crimes em ambiente público, a redução de furtos foi de 22,6% (525 de janeiro a julho de 2018, contra 406 durante o período em 2019), e de roubos 9% (1.141 ocorrências em 2018 e 1.035 em 2019).
Os índices criminais relacionados a furtos e roubos de veículos também mostram queda de janeiro a julho deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior em São José dos Pinhais. A redução foi de 28% nos furtos (de 302 em 2018, para 217 em 2019) e 25,4% nos roubos (de 326 em 2018 para 243 em 2019).
No comparativo de registros de furtos e roubos a comércio, o município teve queda significativa no número de roubos 21,3% (277 casos de janeiro a julho de 2018 e 218 durante o período de 2019), quando comparado o número de furtos a comércio, os índices se mantiveram estáveis (foram 255 casos em 2018 e 256 em 2019).
HOMICÍDIOS – Os índices de homicídios dolosos também reduziram no município. No comparativo dos primeiros seis meses deste ano com o mesmo período do ano anterior, foram registrados quatro homicídios a menos em São José dos Pinhais, ou seja, uma redução de 11,6% (em 2018 foram 34 ocorrências e em 2019 foram 30).
PESSOAS DETIDAS – Nos sete primeiros meses deste ano foram 766 pessoas detidas no município, 32 pessoas a mais que no mesmo período no ano passado, quando 732 foram detidas.