Comando de Missões Especiais da PMPR tem novo comandante após solenidade na APMG 27/01/2026 - 09:51

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou nesta terça-feira (27), em Curitiba, a solenidade de entrega de comando do Comando de Missões Especiais (CME). O ato marcou a transmissão da função do coronel Paulo Renato Aparecido Siloto para o tenente-coronel Alexandre Lopes Dias, que passa a comandar a unidade.

A mudança ocorre após a nomeação do coronel Paulo Renato Aparecido Siloto para o cargo de Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Paraná. A cerimônia contou com a presença do Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, do Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Eleandro Azevedo; demais autoridades civis e militares, familiares e amigos.

Criado em 2022, o Comando de Missões Especiais é responsável pela coordenação das unidades especializadas de pronto emprego da PMPR em todo o Estado, atuando em situações que exigem resposta policial diferenciada, como crises, grandes eventos e ocorrências de grave perturbação da ordem pública. Estão subordinados ao CME o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Policia de Fronteira (BPFRON), Batalho de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial, (BPRONE), a Companhia Independente de Rondas Ostensivas Com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM) e a Companhia Independente de Operação com Cães (CIOC).

Durante a solenidade, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, destacou o trabalho desenvolvido pelo coronel Siloto à frente do CME e o legado deixado na unidade. "Foram várias atividades desempenhadas e temos a certeza absoluta de que ele realizou todas as missões com extrema excelênciaão por isso galga novos horizontes, sendo nosso Subcomandante-Geral, levando esse profissionalismo para toda a corporação”, afirmou.

Ao se despedir do comando do CME, o coronel Paulo Renato Aparecido Siloto agradeceu aos policiais militares que integram a unidade e destacou o significado do período à frente do Comando. “Hoje encerro um ciclo que marcou profundamente minha trajetória profissional e pessoal. Estar à frente do Comando de Missões Especiais foi, acima de tudo, uma honra. O CME não é apenas uma estrutura operacional, é formado por homens e mulheres que escolheram o caminho mais difícil, da disciplina absoluta, da prontidão permanente e do compromisso inegociável com a missão”, afirmou.

O Comandante-Geral desejou sucesso ao Tenente-Coronel Alexandre Lopes Dias, novo comandante do CME, ressaltando a confiança da PMPR na escolha. “A escolha do seu nome para essa tão importante missão reflete o comprometimento que você tem com a corporação, em especial com as Missões Especiais. Tenho a certeza de que desempenhará essa função com excelência”, declarou.

A solenidade foi encerrada com o tradicional desfile da tropa em continência ao novo comandante, surpreendendo os presentes com um efetivo representativo de cada uma das unidades do CME, demonstrado equipamentos de ultima geração e reforçando os valores militares que baseiam a instituição.

Centro de Comunicação Social da PMPR.

 

GALERIA DE IMAGENS