Comerciantes da Capital participam de palestra da PM sobre medidas de segurança para evitar crimes 04/06/2020 - 15:00

O 1º Comando Regional da PM (1º CRPM) promoveu nesta quinta-feira (04/06) uma palestra para donos de bares e restaurantes da Capital sobre medidas de prevenção a crimes de furto e roubo. O encontro foi promovido pela parceria do 1º CRPM com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Durante o encontro houve a homenagem aos policiais militares que localizaram e prenderam um homem que roubou uma farmácia e abusou sexualmente de clientes e funcionárias na semana passada.

A palestra Arquitetura contra o Crime foi ministrada pelo capitão da Polícia Militar, Marcelo Trevisan Karpinski, e ocorreu no auditório do Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, Capital do estado, com cerca de 20 pessoas, quantidade definida para evitar aglomerações e o contato mais próximo por conta da pandemia do coronavírus. Foi disponibilizado álcool gel e policiais militares aferiram a temperatura de todos os que acessaram o auditório.

A ideia da palestra surgiu após um encontro dos representantes da Abrasel com comandantes de unidades da PM da Capital e de oficiais que atuam na área de planejamento no 1º CRPM para tratar de crimes contra o comércio. Na reunião foram apresentados dados estatísticos de redução de crimes no geral, incluindo os que ocorreram em estabelecimentos comerciais, e foi apresentada a possibilidade de uma maior envolvimento da PM com a comunidade por meio de palestras e visitas técnicas, para complementar o trabalho ostensivo e preventivo já desempenhado pela Corporação.

Para o Comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, a aproximação com os comerciantes permite que a PM saiba melhor as necessidades e possa buscar avanços em conjunto. “Queremos buscar alternativas que impossibilitem a prática de delitos para não gerar oportunidade para que pessoas mal intencionadas cometam furto, roubo ou arrombamentos a estabelecimentos. Mostramos que medidas simples podem ser adotadas pelas pessoas e podem fazer a diferença, com a atualização de grades, de iluminação mais adequada”, disse.

Após a palestra, os comandantes das Companhias da PM do 20º Batalhão (área leste de Curitiba) e do 12º Batalhão (área central) fizeram visitas técnicas aos estabelecimentos comerciais para levar mais orientações aos comerciantes. Com a palestra e a visita, a ideia é aumentar a sensação de segurança e capacitar as pessoas a adotarem posturas que contribuam com a segurança pública. “A segurança pública é um trabalho que envolve a comunidade como um todo, estamos felizes em estar no quartel da Polícia Militar”, disse o presidente da Seccional Paraná da Abrasel, Nelson Goulart.

HOMENAGEM – O Subcomandante-Geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais, juntamente com o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Vanderley Rothenburg, e com o Comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, fizeram a entrega de um certificado com elogio para os policiais militares do 20º Batalhão que localizaram e prenderam um homem que praticou roubo e abusou de mulheres numa farmácia no bairro Jardim das Américas, no dia 26 de maio. “Externamos o nosso profundo respeito e agradecimento a estes militares estaduais que não descansaram até que o autor de tamanha barbaridade fosse localizado e preso”, disse o coronel Morais.

AVALIAÇÃO – Délio Canabrava, proprietário da Cantina do Delio, da confeitaria Banoffi e do bar Cana Benta, elogiou a iniciativa da Polícia Militar. Ele, que faz parte do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) do bairro Hugo Lange, acredita que a interação com a Corporação pode render bons resultados.

“O conteúdo dado foi muito bom, fiquei feliz com a entrega das homenagens aos policiais militares que prenderam o autor de um roubo. Tudo o que aprendemos na palestra será muito utilizado para prevenir o crime”, destacou.