Comunidade católica da Polícia Militar confecciona tapete para celebrar o Corpus Christi na Capital do estado 20/06/2019 - 17:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Para comemorar e celebrar o Corpus Christi, a comunidade católica da Polícia Militar do Paraná confeccionou o tradicional tapete em Curitiba, na Capital do estado. A confecção aconteceu na manhã desta quinta-feira (20/06) e contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas e dois meses de planejamento.

De acordo com o capitão Antônio Rogerio Custodio dos Santos, a comunidade católica da Polícia Militar está participando pelo segundo ano consecutivo. “Nos unimos em benefício de toda a Corporação para que quem esteja incluso leve os ensinamentos para dentro dos quartéis para auxiliar o Serviço de Assistência Social (SAS) a detectar o policial deprimido. A partir daí, encaminhar ele para, não cuidar apenas da saúde física, mas da saúde espiritual também”, disse.

Segundo o capitão Jamerson de Moura, foram dois meses de planejamento e 60 pessoas envolvidas no processo. “O policial precisa ter uma referência religiosa para nas suas ações, no dia a dia e dentro das legalidades jurídicas, também testemunhe Cristo”, disse.

“Nesse ano nós temos cinco desenhos diferentes, o primeiro é uma pomba, representando o Espírito Santo; Jesus ressuscitado com os Anjos; o Cordeiro Pascal, que também é a simbologia de Jesus; a cruz e a hóstia e por último temos Cristo crucificado sobre o cálice, pois é a partir da sua morte que recebemos todos os sacramentos”, explicou o capitão Moura.

A confecção do tradicional tapete de sal levou a manhã toda para ficar pronto, cada detalhe tinha que estar no lugar certo para que no final, todos os meses de planejamento e todas as horas montando, valessem a pena. “O mais importante nesse trabalho do Corpus Christi é o envolvimento, não só do policial, mas também da família em benefício da igreja católica”, complementou o capitão Custódio.

Corpus Christi
– Em latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo” e tem como objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A comemoração acontece sempre 60 dias após a Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Após a confecção dos tapetes, acontece a procissão, que lembra a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida.

GALERIA DE IMAGENS