Corregedoria-Geral da PMPR realiza abertura da 2ª Jornada de Ciências Policiais 23/10/2025 - 09:53

Nesta quinta-feira (23), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio da Corregedoria-Geral da corporação, deu início à II Jornada de Ciências Policiais – Polícia Judiciária Militar, evento voltado ao aprimoramento técnico e jurídico de oficiais e praças em todo o Estado. A cerimônia de abertura contou com a presença do Comandante-Geral em exercício da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; do Corregedor-Geral, coronel Alfredo Euclides Dias Netto; do Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Wellington Emanuel Coimbra de Moura e de demais autoridades.
Realizada em cumprimento ao Plano Estratégico da PMPR 2025–2027, a jornada visa fortalecer o conhecimento, a integração e a excelência nas atividades de Polícia Judiciária Militar, fundamentais para a preservação da legalidade, da disciplina e da imagem institucional da corporação. As palestras são transmitidas para todas as unidades da PMPR, ampliando o alcance do aprendizado.
O Comandante-Geral da PMPR em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer, destacou a importância do compromisso institucional com a ética e a responsabilidade. “O Paraná é uma referência nacional, e temos profissionais capacitados, comprometidos com a lei e com o bem comum. É fundamental mantermos o compromisso com a ética e com a responsabilidade social, valorizando o reconhecimento da comunidade e a excelência no serviço público”, concluiu.
Neste primeiro dia, o evento conta com três palestras. O desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura abriu a programação, abordando os fundamentos jurídicos e a importância da justiça interna nas corporações militares. Em seguida, o major Marcos Daner de Andrade apresenta o tema “As atribuições do oficial defensor nos processos disciplinares regidos pela Lei Estadual nº 16.544/2010”. Encerrando a manhã, o capitão Lauro Sperka Junior discute o tema "Principais dúvidas na instrução de processos administrativos disciplinares".
O evento segue nesta sexta-feira (24), com debates sobre temas como custódia de vestígios digitais, funções da Polícia Judiciária Militar e audiência de custódia, reunindo promotores e peritos convidados.
Centro de Comunicação Social da PMPR.