Corrida Coronel Sarmento 2018 atrai aproximadamente 8 mil pessoas e coroa comemoração do Dia dos Pais em Curitiba (PR) 12/08/2018 - 11:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Dia dos Pais na capital paranaense foi movimentada com a 22ª edição da Corrida Coronel Sarmento na manhã deste domingo (12/08), na região central da cidade. Aproximadamente 8 mil pessoas entre atletas, familiares, policiais e bombeiros militares. O evento é o que teve maior público para comemorar os 164 anos da Polícia Militar do Paraná. O diferencial deste ano foi a Corrida Kids feita no pátio do Quartel do Comando-Geral da PM. O evento foi organizado e promovido pelo Centro de Educação Física e Desportos da PM (CEFID).

O circuito da corrida foi pelo centro da capital paranaense, com a largada e a chegada dos participantes em frente ao Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, na Capital. Pais e filhos acordaram cedo para se unirem aos policiais, bombeiros e demais profissionais de segurança pública e das Forças Armadas numa manhã de atividade esportiva e de confraternização. Todos os participantes receberam uma medalha e os primeiros colocados nas categorias gerais e nas categorias por idade receberam troféus.

A prova teve aproximadamente 6 mil inscritos, os quais além de testarem seus limites numa corrida de rua e puderam conhecer um pouco mais sobre as atividades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros ao visitarem o quartel. Outras milhares de pessoas vieram para assistir a prova, entre familiares, amigos e a comunidade em geral, totalizando perto de 8 mil pessoas que passaram pelo evento.

“É a integração da Polícia Militar com a comunidade, abrindo as portas do nosso quartel recebendo as famílias, as crianças. A PM é o verdadeiro patrimônio do estado do Paraná, formado por homens e mulheres comprometidos que fazem essa belíssima festa com a 22ª Corrida Coronel Sarmento. É um evento maravilhoso e só temos que comemorar a todos a aqueles que participaram e emprestam seu brilho e motivação à Polícia Militar neste domingo”, ressaltou o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Antônio Zanatta Neto.

O Diretor-Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Mauro Celso Monteiro, apontou a corrida como um dos eventos que mais reúne a comunidade e fortalece os vínculos com a Corporação. “O esporte agrega as pessoas e as diferentes culturas e etnias, e a Polícia Militar há 22 anos promove a Corrida Coronel Sarmento que sempre é símbolo de uma grande festa que reúne milhares de pessoas de todo o estado. Nada melhor do que comemorar os 164 anos da PM num vento esportivo como o de hoje”, complementou.

A preparação da CEFID para a prova já iniciou-se no início do ano, com o Circuito PMPR, que engloba quatro provas de rua: a primeira etapa em março com a 1ª Corrida da Patrulha Escolar, a segunda etapa com a 2ª Corrida do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio em junho, a terceira fase com a 22ª Corrida Coronel Sarmento e a quarta e última etapa que será a 1ª Corrida Noturna da Polícia Militar do Paraná, em dezembro.

“Tivemos a experiência do ano passado com um grande número de pessoas e nos surpreendemos com o grande público este ano. Essa prova é muito especial em razão do aniversário da PM, que já conta com o carinho da comunidade por ser a 22ª edição, inclusive temos corredores que participaram de todas as edições e isso nos deixa muito feliz”, explicou a tenente Francielle Hoflinger, que responde pela CEFID.

Centenas de crianças se divertiram com os brinquedos infláveis e com as atividades lúdicas, mas a atração maior foi a Corrida Kids. A CEFID montou um circuito no pátio do Quartel do Comando-Geral e o público aplaudiu cada pequeno atleta que cruzava a linha de chegada.

Camas elásticas e viaturas representativas antigas e de unidades como o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e o Regimento de Polícia Montada (RPMon) encantaram os pequenos e até os adultos, que aproveitaram para se divertir com os pais e tirar várias fotos. Estandes com equipamentos, fardas, viaturas, caminhões e outros dispositivos utilizados pela força policial instigaram os visitantes a interagir com os policiais militares.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram bem representados na prova com integrantes de todo o Paraná que viajaram muitos quilômetros para participarem do evento. Marcaram presença ainda os pelotões de oficiais e praças da Academia Policial Militar do Gautupê (APMG) e dos batalhões da Capital e Região Metropolitana.

Pessoas de diferentes segmentos da sociedade vieram prestigiar o evento. Alguns acompanhados da família, inclusive muitos pais correram lado a lado com os filhos, numa demonstração de amizade e companheirismo, sentimentos que se evidenciam numa data tão especial como o Dia dos Pais. Um deles foi o da soldado Franciele Teodoro Giroldo, do 8º Grupamento de Bombeiros, que correu guinado a cadeira de rodas do pai, Renato Giroldo, que se recupera de um AVC. Ela mudou de local de trabalho, e atualmente trabalha em Pontal do Paraná (PR) para acompanhar o pai na recuperação.

“Trazer ele para a corrida foi uma forma que encontrei de dar ânimo na recuperação dele. Sempre faço a corrida da PM e ele me assistia, mas hoje fiquei motivada por ser Dia dos Pais e queria fazer uma homenagem a ele, pois é a pessoa mais importante da minha vida e temos que aproveitar enquanto é possível”, acrescentou.

Rafael e Camila Magosso fizeram questão de participar da corrida para parabenizar o aniversário da Polícia Militar. “Aproveitei para correr com a esposa e com os amigos, pela questão de poder estar no Quartel com essa turma bonita. Neste mês de aniversário da PM já fomos ao Passeio Motociclístico, viemos na corrida Coronel Sarmento e estaremos amanhã no Teatro Guaíra para prestigiar a Banda de Música da PM”, disse Rafael Magosso.

A esposa acrescentou que a motivação também é a prática de atividade física para se ter uma melhor qualidade de vida. “Para a sociedade é algo imprescindível participar desses momentos ainda mais de eventos esportivos que beneficiam a nossa saúde e o bem estar, não tem nada melhor que isso”, complementou Camila Magosso.