Criação do 29°BPM 11/03/2022 - 10:38

Em 1821, ainda durante o império português, iniciaram-se as atividades de escolta e guarda de presos no território onde mais tarde seria criado a província do Paraná. Na época os presos eram transferidos e alojados para asilos para pessoas com deficiência mental, sendo que a segurança destes locais ficava a cargo da força policial.
Em 27/10/1964, o governo do estado do Paraná, criou o corpo de Polícia de estabelecimentos penais (CPEP). Localizado no anexo do presídio Ahú em Curitiba/PR, com a reorganização das Policias Militares do Brasil, em 1976, a unidade CPEP passou a ser Batalhão de Polícia de Guarda – BPGd
No ano de 2012 a sede do BPGd foi transferida para a cidade de Piraquara/PR, permanecendo com a responsabilidade das escoltas e guardas dos estabelecimentos prisionais e agregando o patrulhamento de Piraquara que antes era de responsabilidade do 22° BPM.
Em 06 de dezembro de 2021, por meio do decreto Estadual n° 9712 extinguiu - se o Batalhão de Guarda – BPG, criando o 29°BPM.
A denominação 29º Batalhão de Polícia Militar (29°BPM), atribui-lhe área de atuação no policiamento ostensivo e de preservação da ordem pública e rearticulou a área de atuação do 22º Batalhão de Polícia Militar (22°BPM).

Sediado no município de Piraquara, ficando subordinado ao 1º Comando Regional de Polícia Militar, o 29°BPM passa a ser responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública nos municípios de Campina Grande do Sul, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras, tendo com característica marcante a presença do principal manancial de captação de água para o consumo humano de Curitiba e Região Metropolitana.

 

Fonte: 29º BPM