Curso de Inteligência Categoria Oficiais – Turma 2021 encerra com 40 formandos em Curitiba 26/11/2021 - 15:30

O Setor de Inteligência concluiu o Curso de Inteligência Categoria Oficiais Turma 2021 durante uma solenidade na manhã desta sexta-feira (26/11). Os 40 oficiais, do Paraná e de outros estados, receberam o breve e o certificado durante o evento no auditório da UniCuritiba, na Capital do estado. A formatura marca o retorno dessa qualificação, que há 14 anos não ocorria na Corporação.

Segundo o Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Rui Noé Barroso Torres, a inteligência é de suma importância para a prestação de um bom serviço à comunidade, pois reflete em resultados no policiamento ostensivo. “O serviço de Inteligência subsidia com informações para o desenvolvimento de operações, e também o controle e a fiscalização do público interno. Hoje nenhuma organização consegue ser bem-sucedida sem um trabalho de inteligência de qualidade, por isso dispendemos esforços para formar estes oficiais que, a partir de agora, retornarão às suas unidades, as quais colherão os frutos deste aprendizado”, disse.

“Foi um período onde foi demonstrado toda a doutrina de inteligência do nosso estado, com atividade prática de tiro, um exercício final de alta complexidade, onde abrangeu todas as matérias envolvidas e ao final podemos observar que nos aproximamos muito da realidade do que acontece no dia a dia e agora estamos formando esses oficiais que estão aptos a serem chefes de inteligência na Polícia Militar”, explicou o Chefe do Setor de Inteligência da PMPR, major Alexandre Lopes Dias.

ORIGEM - Criado em 1981, o então Curso de Informações, teve a última turma formada em 2007 e o seu nome alterado para Curso de Inteligência em 2013. Com 200 horas/aula, subdivididas entre diversas disciplinas, como Inteligência Policial Militar, Contrainteligência, Operações de Inteligência, entre outras.

Além das disciplinas regulares, também foram ministradas palestras com diversos especialistas da área, integrantes da Polícia Militar do Paraná, Minas Gerais e do Mato Grosso, da Procuradoria da República, do Poder Judiciário, Ministério Público, da Agência Brasileira de Inteligência, entre outros. Nesta turma se formaram 36 oficiais da PMPR e quatro das polícias militares dos estados do Amazonas, da Bahia, do Mato Grosso e de Santa Catarina.

Durante a solenidade, foram entregues os brevês e os certificados aos 40 formandos, que passaram por árduas horas de aulas teóricas e práticas. Ao coronel Barroso, ao Subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo, ao Comandante da APMG, tenente-coronel Garret e a Coordenação do Curso foram entregues a Moeda do Curso de Inteligência em agradecimento pelo curso que foi ofertado.

GALERIA DE IMAGENS