Depen e PM impedem entrada de 35 celulares na PEP I, na RMC 25/09/2020 - 12:47

Agentes penitenciários e policiais militares do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd) apreenderam 35 celulares e 50 acessórios para os aparelhos, além de 355 gramas de fumo e 80 gramas de drogas. A ação se deu na madrugada desta quinta-feira (24/09), após terem percebido que um homem estaria tentando arremessar um pacote para dentro da Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I), na Região metropolitana de Curitiba.

De acordo com o vice-diretor da PEP I, Olival Monteiro, ao visualizar o rapaz, o militar estadual do BPGd que estava na guarita, deu voz de abordagem. “Neste momento, porém, o homem saiu correndo e conseguiu escapar. Imediatamente, o policial militar nos solicitou apoio e, em conjunto, fizemos uma ronda”, contou.

No muro da unidade, os profissionais da segurança pública encontraram um cabo de aço com um pacote. “Ao abrirmos para averiguação, encontramos muito material ilícito”, afirmou Monteiro. Ao todo, além dos 35 celulares, haviam 18 fontes e 19 cabos de carregadores, oito chips telefônicos, dois fones de ouvido, dois cartões de memória e uma bateria. Também tinha no pacote 30 gramas de cocaína, 50 gramas de haxixe e 355 gramas de fumo.

SEM CELULARES - Segundo Monteiro, o trabalho para eliminar os ilícitos, principalmente celulares, de dentro da PEP I é um dos focos de trabalho dos agentes penitenciários da unidade. “Enquanto o Setor de Operações Especiais (SOE) tem feito rondas e campanas para evitar os arremessos dentro do complexo, o Grupo de Segurança Interna (GSI) faz uma revista estrutural nas celas toda vez que os presos saem para o pátio de sol”, contou. Além disso, há diversas rondas no perímetro intra e extra-muros.

“O nosso objetivo é eliminar todos os celulares no interior da unidade, porque sem o uso de aparelho celular, eles não conseguem fazer as articulações, ou seja, é uma forma de combater o crime organizado”, destacou Monteiro.