Dia do Veterano é comemorado com confraternização no Quartel do Comando Geral e reúne gerações de militares estaduais 11/10/2023 - 15:31

Na manhã desta quarta-feira (11), foi realizado no Quartel do Comando Geral (QCG) em encontro alusivo ao Dia do Veterano. O evento reuniu militares da ativa e da reserva, em homenagem aos militares estaduais que, por décadas, contribuíram para a construção da história da PMPR e para a salvaguarda da população paranaense.

Comemorado no dia 1º de outubro, o Dia do Veterano é uma data comemorativa aos militares da reserva e reformados, em respeito às suas trajetórias na PMPR e aos anos de serviço ao cidadão. A data foi instituída pela Lei Estadual nº 20.257/2020, sendo o dia 1º outubro escolhido por ser a data na qual o primeiro cidadão provinciano envergou a farda da Polícia Militar do Paraná. Foi no ano de 1854, quando o soldado Nicolau José Lopes foi incorporado na então Companhia da Força Policial.

O evento iniciou com a apresentação dos militares veteranos ao Subcomandante-Geral da PMPR, e Comandante-Geral em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer. A apresentação foi realizada pelo coronel Sanderson Diotalevi, Chefe do Estado-Maior da PMPR no período entre 8 de novembro de 1999 à 27 de dezembro de 2000.

Após a apresentação, os militares estaduais presentes entoaram a "Canção 10 de Agosto", Hino da Polícia Militar do Paraná (PMPR), sob os acordes da Banda de Música da PMPR, o que levou muitos dos presentes a se emocionarem. A Banda da PMPR entoou ainda o "Exórdio do Veterano", em homenagem aos presentes.

Foi realizada a leitura da "Ordem do Dia", em referência ao Dia do Veterano, de autoria do Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva. No documento, o coronel Jefferson Silva enaltece a relevante contribuição dos militares estaduais veteranos, à história da PMPR. "Nossos queridos veteranos que, de geração em geração, foram os responsáveis pela edificação de nossa história, repleta de conquistas e de heróis que se misturaram à esplêndida história do Paraná", afirmou o coronel.

O Comandante-Geral da PMPR em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer, se dirigiu aos presentes e, com emoção, expressou um sentimento de gratidão. "O Comando Geral da Polícia Militar do Paraná tem a agradecer todo o esforço e dedicação de todos vocês, na construção da história da Polícia Militar. Cada um de vocês foi responsável por um tijolinho da grande instituição que nos fazemos parte", afirmou o Coronel Paulo Henrique Semmer.

Ele ressaltou também que a atual relevância da PMPR no cenário nacional só é possível graças ao legado deixado pelos militares estaduais veteranos. "Se a polícia militar, hoje, é uma das melhores instituições do país, é pela história, pela ação de cada um de vocês, na construção do nosso futuro", complementou o coronel Paulo Henrique Semmer.

O encontro ainda cedeu espaço à exibição de um vídeo alusivo à data, produzido pela Comunicação Social da PMPR e posteriormente publicado nas mídias sociais da instituição, um café da manhã oferecido aos militares estaduais veteranos e o sorteio de brindes, disponibilizados pela Associação da Vila Militar (AVM) e pela Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR).

PRESENÇAS - Estiveram presentes no evento, além das autoridades já nominadas: o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira; o Comandante do Comando do Policiamento Especializado (CPE), coronel Adilson da Silva; o Presidente da Associação dos militares Ativos e Inativos (AMAI), coronel veterano Altair Mariot; o Presidente do Clube dos Oficiais, coronel veterano Izaias de Farias.

Vídeo alusivo ao Dia do Veterano, compartilhado no Instagram oficial da PMPR: CLIQUE AQUI

Comunicação Social da PMPR.