Diretoria de Desenvolvimento, Tecnologia e Qualidade faz treinamento básico de radiocomunicação para policiais da Capital e do interior 30/07/2021 - 17:48

A Diretoria de Desenvolvimento, Tecnologia e Qualidade (DDTQ) da Polícia Militar do Paraná, fez um treinamento básico de radiocomunicação para policiais militares da Capital e do interior. A capacitação aconteceu entre os dias 26 e 30 de julho no Quartel do Comando-Geral da PM no bairro Rebouças, em Curitiba (PR).


De acordo com o Chefe do setor de Radio Comunicações, capitão Eduil Nascimento Júnior, esse treinamento é importante para que as novas tecnologias possam ser implantadas no interior do estado. “A ideia dessa capacitação é preparar esses policiais para que eles possam dar o primeiro atendimento em um problema com a radiocomunicação, ou a programação de rádios para as novas viaturas, bem como a manutenção de repetidores de estações fixas e portáteis pelo interior”, disse.


“Isso é importante também, pois estamos digitalizando a radiocomunicação no interior do estado. O 18º Batalhão, em Cornélio Procópio, já opera em canal digital. A partir de agora o 3º BPM, em Pato Branco, e o 21º BPM, em Francisco Beltrão, estão entrando na nossa agenda de digitalização”, explicou o capitão Nascimento.


Segundo o Subchefe setor de Radio Comunicações e coordenador do Curso, tenente Caio de Freitas Almeida, esses policiais serão, além de um canal técnico, um braço da DDTQ nessas unidades. “O curso teve 40 horas de atividades teóricas e práticas com diversas disciplinas que englobam a radiocomunicação, sobre a parte teórica do rádio, sobre criptografia e tudo o que é pertinente sobre a atividade que eles vão desempenhar”, disse.


Participaram da capacitação o tenente Eduardo dos Santos e o soldado Raphael Hickenbick da Seção de Logística da DDTQ; o soldado Juliano Urquiza Lamare, do 18º BPM (Cornélio Procópio); o soldado Tiago Fernando Godinho dos Santos, do 21º BPM (Francisco Beltrão) e o soldado Sidinei Adilson Vaz, do 3º BPM (Pato Branco).


De acordo com o soldado Juliano, o treinamento foi muito importante e produtivo para levar essa informação para a sua unidade. “Essa é uma forma de nós conseguirmos dar um suporte para as equipes que estão nas ruas trabalhando diuturnamente e que necessitam muito do rádio para se comunicar”, disse.


Para o soldado Tiago essa é uma forma de melhorar o trabalho das unidades que estão distantes da Capital. “Foi muito importante passar por esse treinamento para estar apto para atender as demandas que aparecem diariamente nas nossas unidades, então desta forma vamos conseguir resolver vários problemas sem precisar deslocar até Curitiba, isso dá uma autonomia para os batalhões”, complementou.

GALERIA DE IMAGENS