Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade recebe novo chefe durante solenidade em Curitiba 04/10/2019 - 08:00

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

 

A Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ), setor estratégico da Polícia Militar, recebeu o novo chefe na tarde desta quinta-feira (03/10), no Quartel do Comando Geral da PM, em Curitiba. O coronel Antônio Zanatta Neto segue para a Reserva Remunerada e passou o cargo ao tenente-coronel Daniel Neumann. O evento contou com a participação dos familiares do sucedido e sucessor, amigos e militares estaduais.

 

Para o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, o coronel Zanatta tem um legado concreto, pois ele é um homem de atos e realizações. “A Polícia Militar do Paraná sente-se em defasagem ao perder ele, mas entendemos que é o tempo dele, outros desafios estão o chamando. Como amigo, com quem reparti 30 anos de minha vida, desejo a ele sucesso, e que essa amizade não será quebrada por essa separação, pelo contrário, irá perdurar no tempo”, disse o coronel Péricles.

 

“Hoje terei meus familiares como primeiro plano na minha vida”, essas foram às palavras do coronel Zanatta ao avaliar a sua passagem para a Reserva Remunerada. “O sentimento é de gratidão, ser policial militar é um grande sacerdócio, exige muito da gente. Agora sim é uma sensação de alegria, ir para casa, conviver com a família, com os filhos e pais, isso para mim não tem preço”, falou emocionado.

 

Há 35 anos na PM, o coronel Zanatta já passou por diversas unidades da Polícia Militar e hoje, após 10 meses frente à DDTQ, fala com orgulho do trabalho desenvolvido na Diretora. “Tudo o que fazemos é para dar maior dignidade com quem está realizando as atividades e com o público em geral. Mesmo com os recursos e limitações que temos, realizamos um trabalho em conjunto, conseguimos vencer e atender desde o diretor ao soldado mais moderno, todos falando a mesma linguagem”, contou.

 

Emocionada, Natacha Zanatta falou sobre a dificuldade que tinha de entender o trabalho do pai quando era criança. “Às vezes precisávamos dele, coisas da escola, e ele não poderia estar lá, então quando era pequena eu não entendia e hoje eu entendo e me orgulho da profissão dele. Estou feliz por ter mais tempo pra ficarmos juntos e conversar”, disse.

 

Há 31 anos na PM, o tenente-coronel Daniel Neumann assume a DDTQ e, segundo ele, quer dar continuidade às atividades exercidas. “Nós vamos buscar desenvolver mais tecnologias para que, cada vez mais, possamos prestar um serviço de qualidade ao cidadão paranaense, essa é  a nossa principal missão”, contou.

 

O tenente-coronel Neumann já passou por diversas unidades dentro da Polícia Militar, na área operacional e administrativa, por último estava no Setor de Planejamento da PMPR.

 

TECNOLOGIA – Várias inovações tecnológicas foram implantadas para melhorar e deixar mais seguro o serviço do policial militar e o atendimento à população. Um deles foi a implementação dos Consoles de Despacho de Rádio Digital, onde é possível gerenciar a comunicação, além de todas as conversas serem gravadas, podendo ter acesso a localização em tempo real dos rádios.

 

Outra inovação foi a instalação de smartpones nas viaturas, onde os militares estaduais recebem todos os dados necessários para efetuar o atendimento à ocorrência. Endereço do local do fato, os dados da pessoa solicitante e resumo da situação são enviadas pelo COPOM por meio de um software desenvolvido pela DDTQ ao smartphone instalado na viatura.

 

A DDTQ também teve uma participação no desenvolvimento do aplicativo 190 PR, onde população pode acionar a Polícia Militar através do celular (IOS ou Android), podendo mandar foto, ou vídeo da situação para melhor entendimento das ocorrências. Além de facilitar o atendimento daquelas pessoas que por alguma limitação física não consegue pedir o atendimento por ligação telefônica.

GALERIA DE IMAGENS