Em Rolândia, PM descobre festa clandestina regada a drogas e álcool e quatro suspeitos são encaminhados 16/08/2021 - 18:29

Mais de 250 pessoas, entre adultos e adolescentes, foram abordadas pelos policiais militares durante uma operação que flagrou uma festa clandestina em Rolândia (PR), no Norte do estado, na madrugada de sábado (14/08). Com auxílio de um drone, os policiais militares do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM) conseguiram planejar a abordagem aos envolvidos. Policiais militares da operação Pronta Resposta V deram apoio no atendimento à situação. Quatro pessoas acabaram encaminhadas (duas pela organização do evento e duas por tráfico de drogas).


A ação foi por conta de uma denúncia anônima que indicou às equipes policiais a aglomeração de jovens em uma chácara no bairro Jardim Industrial, onde haveria uso de drogas e bebidas alcoólicas e a presença de vários adolescentes. Segundo o Boletim de Ocorrência, os policiais militares verificaram o local e que havia grande quantidade de pessoas. Para se ter uma noção melhor do cenário, foi utilizado um drone com câmera térmica e os policiais constataram a grande quantidade de público e a necessidade de maior efetivo para fazer a abordagem.


Com reforços da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e da Radio Patrulha do 15º Batalhão, e de equipes ROTAM da Operação Pronta Resposta V, a abordagem foi feita e 257 pessoas foram abordadas (66 adolescentes e 191 adultos). Durante a ação, foi preso um rapaz, de 27 anos, que estava com 57 comprimidos de ecstasy e R$ 102,00 em dinheiro trocado. Outro homem, de 23 anos, também foi encaminhado após os policiais militares encontrarem 63 gramas de maconha e uma porção de cocaína, que estavam jogados no chão próximo onde o suspeito estava.


As equipes policiais ainda verificaram os veículos que estavam na chácara e encontraram uma moto que tinha alerta de furto, além de uma porção de cocaína. Dois adultos, que seriam os organizadores da festa, também foram detidos por infração de medida sanitária com aglomeração de pessoas e de adolescentes consumindo bebidas alcoólicas. Os quatro presos foram encaminhados, juntamente com as drogas e o veículo recuperado, à 29ª Subdivisão Policial de Rolândia.


Segundo o porta-voz do 15º Batalhão, tenente Jeferson Luis Fracaro, a aplicação do drone no serviço policial tem sido um diferencial em ações de grandes proporções. “O aparelho é usado em operações, situações de reintegração de posse e pode registrar imagens em alta qualidade, como nessa festa clandestina. Esse recurso para nós é fundamental, pois nossa área rural é extensa e quando temos ocorrências em que os suspeitos fogem para áreas de mata e mais isoladas, o drone auxilia a equipe policial a ter uma noção melhor do terreno e de busca pelos fugitivos”, disse.


OPERAÇÃO PRONTA RESPOSTA – A ocorrência teve apoio das equipes policiais atuantes pela operação Pronta Resposta V, que foi lançada na última sexta-feira (13/08) em Curitiba e ocorre em diversos pontos do Interior do estado, incluindo a região de Rolândia. Os policiais que compõem a operação receberam um incremente no treinamento sobre patrulhamento tático, confrontos armados e controle de distúrbios civis, a fim de dar suporte às unidades de área da PM nos casos de maior complexidade.