Em alusão ao Maio Amarelo, BPTran participa de projeto para orientação aos pedestres 19/05/2021 - 14:20

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) esteve na região Central da Capital para promover uma ação educativa voltada aos pedestres nesta segunda-feira (17/05), como parte das atividades do Maio Amarelo. Os policiais militares auxiliaram 116 pessoas com dificuldade de locomoção e atenderam outras 530 nesta atividade.


O trabalho faz parte da 7ª edição do Projeto MobiAnjos da Empresa Mobilidade Segura que desenvolve soluções exclusivas de mobilidade pública e corporativa, especializadas na gestão do comportamento de condução por telemetria, bem como em projetos de sinalização de trânsito. A ação foi realizada na Praça Rui Barbosa, Rua Pedro Ivo com Rua Voluntários da Pátria, aos arredores da faixa elevada para pedestres na pista de rolamento exclusiva de ônibus. 


A equipe do BPTran atuou na orientação ao trânsito, ajudando as pessoas a passarem pela pista pela travessia elevada, solicitando aos motoristas que passam por ali a parada para a passagem dos pedestres. Os policiais militares também prestaram orientações sobre a atenção na rua, não atravessarem entre veículos, árvores, postes, ônibus, perto de esquinas ou algo que surpreenda os motoristas, sinalizarem para os motoristas pedindo permissão e avisando sobre a travessia, entre outras dicas.


Nesta ação foram identificadas pessoas com necessidade de apoio, direcionadas para faixa elevada, aguardando o momento mais seguro para atravessarem em linha reta, sem correr, sendo acompanhadas até o outro lado da rua.


Além da entrega do material educativo, outras dicas de segurança no trânsito foram repassadas:  Caminhar de frente para os veículos para não ser surpreendido quando não houver calçada;  Paciência para atravessar no semáforo verde para pedestres; Aguardar o ônibus sair para visualização e travessia segura; Não correr na travessia;  Cuidar com carros dando ré ou virando nas curvas.


Além do BPTran, a ação teve a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN), Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SETRAN), Escola Publica de Trânsito (EPTran), Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e outros órgãos de trânsito.