Encontro reúne Comandantes-Gerais veteranos da PMPR, em Curitiba 24/10/2023 - 10:25

Nesta segunda-feira (23), o Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR) promoveu um encontro de Comandantes-Gerais da instituição. O evento teve o objetivo de prestigiar e confraternizar coronéis veteranos da PMPR que exerceram a função de Comandante-Geral ao longo das últimas décadas, congratulando estes oficiais pela nobre contribuição que deixaram à corporação. Participaram do encontro, também, o Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer e o Chefe do Estado Maior da Corporação, coronel Valmor Anderson Pereira.

Sendo a mais alta atribuição interna na Polícia Militar, a figura do Comandante-Geral está diretamente subordinada ao Governador do Estado, assessorando-o nos assuntos de segurança pública sob atribuição da instituição, exercendo gestão e comando sobre o efetivo de policiais militares da ativa e da reserva e sobre a aplicação dos meios e recursos disponíveis à corporação. Em 1983, a PMPR teve o primeiro Comandante-Geral formado pela instituição, sendo o coronel veterano Raul Vitor Lopes.

O Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, se dirigiu aos Comandantes-Gerais veteranos, enaltecendo o papel fundamental que os oficiais do Comando e do Estado-Maior da corporação lhe fornecem, viabilizando sua atuação. "Tenho essa grande equipe que nos auxilia a deixar um pouco mais leve esse fardo, que é pesado, a decisão final acaba sendo do Comandante, então a assinatura dele é que faz as coisas acontecerem", frisou o coronel Jefferson Silva.

O Comandante-Geral ainda agradeceu aos presentes, por estarem prestigiando o encontro, reafirmando o que o momento significa e sua admiração pelos Comandantes presentes. "Agradecer aos senhores por estarem cedendo espaço dentro das suas agendas e das suas vidas, pra estarem aqui conosco e dizer da nossa admiração e respeito por cada um dos senhores", finalizou o Comandante-Geral da PMPR.

PRESENÇAS - Estiveram presentes, além das autoridades já nominadas, o Comandante-Geral veterano Gilberto Foltran; Comandante-Geral veterano Pericles de Matos; Comandante-Geral veterano Marcos Teodoro Scheremeta; Comandante-Geral veterano Daniel Cezar Maingue; Comandante-Geral veterano Miguel Arcanjo Capriotti; Comandante-Geral veterano David Antonio Pancotti; Comandante-Geral veterano Luiz Rodrigo Larson Cartens; Comandante-Geral veterano Sergio Itamar Alves; coronel Jose Osmar Novach, Diretor de Pessoal da PMPR; o Diretor de Projetos, coronel Paulo Roberto Lima; o Diretor de Ensino, coronel Roberto Francisco Cardoso; o Corregedor-Geral da PMPR, coronel Robson Alves; o Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Helio Jose Hornung; o Comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Adilson da Silva; o coronel Marcelo Roke Favero, da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças; o Tenente-Coronel Sérgio Augusto Silva, Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv); demais oficiais e praças da corporação.

Comunicação Social da PMPR.