Espaço da Saúde inaugurado em Guarapuava vai beneficiar quase 700 policiais e bombeiros militares 05/05/2021 - 15:46

O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira, inaugurou nesta terça-feira (04/05) o “Espaço Saúde” do  16° Batalhão de Polícia Militar (16° BPM), pertencente ao 4° Comando Regional da PM (4°CRPM) na sede da unidade em Guarapuava. O local prestará atendimentos de  psicologia, enfermagem e assistência social para quase 700 policiais,  bombeiros e seus dependentes de toda a região Centro-Sul do estado.

O coronel Hudson destaca que a preocupação do Comando-Geral é com o bem-estar dos policiais militares e o Espaço de Saúde é uma demonstração de valorização a estes profissionais. “É um espaço digno e descente para tratar os nossos militares estaduais que trabalham na região e todos nós ganhamos com isso, pois quanto mais preparado e mais saudável ele estiver, melhor ele vai servir à população. Vendo essa iniciativa, essa sensibilidade do Comandante do Batalhão, da prefeitura e todos que apoiaram para que esse momento ocorresse, só tenho a agradecer” disse o coronel Hudson.

O Espaço Saúde contará com profissionais de saúde mental do programa de Atenção Psicossocial Prumos da Secretaria da Segurança Pública, além de uma enfermeira e uma assistente social. O local onde está a unidade pertencia à prefeitura da cidade e graças a uma parceria com o Governo do Estado e a Polícia Militar, o terreno foi doado à Segurança Pública para que o imóvel fosse reformado.

Segundo o Comandante do 4° CRPM, coronel Edmauro de Oliveira, outras duas unidades de saúde semelhantes à de Guarapuava estão em funcionamento nas cidades de Ponta Grossa, atendendo o efetivo do 1º Batalhão, e em União da Vitória, sede do 27º Batalhão da PM. É um ambiente mais humanizado, que trata o militar estadual de maneira privilegiada. “O policial militar é o nosso bem maior dentro da Corporação. Com essas três unidades em funcionamento, passamos a ter 50% do nosso CRPM - área de abrangência regional - com um espaço de saúde preparado para receber nosso efetivo”, disse.

A previsão é que os policiais e bombeiros militares, bem como seus dependentes, recebam atendimento dessa unidade de toda a região de Guarapuava, incluindo de unidades da PM e do Corpo de Bombeiros que ainda não tem um espaço de saúde. Segundo o Comandante do 16º Batalhão, major Cristiano Moskaleski Cubas de Lima, a previsão é alcançar 700 profissionais e dependentes. “É um projeto diferenciado e onde nós realmente objetivamos o melhor atendimento aos nossos policiais militares que necessitam de cuidados de saúde mental e física”, complementou o major Cubas.

PARCERIA – O prefeito de Guarapuava, Celso Fernando Goés, também participou da cerimônia e disse que a prefeitura e o 16º Batalhão tem uma parceria de longa data. "O nosso sonho se realizou e vai melhorar muito a qualidade do atendimento com uma equipe multidisciplinar. Os espaços ficaram muito bons, todos estão de parabéns", disse.

PRUMOS – O objetivo do programa é oferecer atendimento de saúde mental aos policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários, peritos oficiais, em todo o Paraná. São psicólogos e assistentes sociais, contratados por meio de processo seletivo simplificado (PSS), que estão desde o final de 2020 atendendo os profissionais em seções em unidades das forças policiais e em Centros de Atendimento.

Participaram do evento o Comandante do 12º Grupamento de Bombeiros (12º GB), major José Adriano Prado Spak; o comandante da 4ª Cia, capitão Leandro Wande Fonseca; o delegado-chefe da 14ª Subdivisão Policial (14ª SDP), Rubens Miranda Júnior; a deputada estadual Cristina Silvestri; o vereador de Guarapuava, Marcio Luís Carneiro do Nascimento; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava, Rosângela dos Santos Virmond, além de oficiais e praças da Corporação.